Milho Safrinha: Geadas atingem lavouras no MS; prejuízos começam a ser contabilizados

Publicado em 11/06/2012 12:21
As geadas previstas para esse fim de semana se confirmaram em algumas regiões e causou perdas em lavouras de milho no Mato Grosso do Sul. Os prejuízos no estado começaram a ser contabilizados esta semana. 

No ano passado, na cidade de Aral Moreira, o produtor André Fabres perdeu 70% de seu milho safrinha por conta das baixas temperaturas e este ano voltou a sofrer com as condições climáticas adversas, e já verifica suas perdas. 

Cristiano Bortolotto, agricultor da mesma região, já estima uma quebra de pelo menos 15% de suas plantações por conta da geada. As folhas foram queimadas pela formação da intempérie no período do preenchimento dos grãos, um dos mais importantes para a planta. 

“Ocorre o secamento da folha, não conseguindo mais fazer a fotossíntese e ocorrendo a perda no peso e a má formação do grão”, explica o agrônomo Luiz Felipe Corsini.

Atualmente, o Mato Grosso do Sul é o terceiro maior produtor de milho safrinha do país. Para este ano, estima-se que a área plantada ultrapasse 1,1 milhão de hectares, sendo 40% na região sul, onde a geada afetou as lavouras de pelo menos quatro cidades. 

Com informações do Globo Rural. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Futuros do milho acumulam queda semanal de até 2,7% na B3 com mercado já olho no fim de ano
Mercado do milho com poucas movimentações já entrando em ritmo de final de ano
Milho segue a soja e abre a sexta-feira recuando em Chicago
Fraqueza do dólar traz suporte e cotações do milho de Chicago se valorizam nesta quinta-feira
Futuros do milho sobem em Chicago ao longo desta quinta-feira
Seguindo Chicago e entrando no ritmo de fim de ano, milho da B3 cai até 2,2% nesta quarta-feira