Conab e Mapa avaliam distribuição de milho no Nordeste

Publicado em 09/08/2012 07:25
O presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos, o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho e o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Rocha, receberam nesta quarta-feira, às 16h, no auditório da Matriz, os secretários estaduais de agricultura na região nordestina da Sudene para discutir os entraves que vêm dificultando o cumprimento do fluxo de remoção de milho para o Programa Vendas em Balcão.

O problema surgiu devido à redução das cadências de embarque do produto, em decorrência da dificuldade enfrentada pelas transportadoras contratadas para cumprir o fluxo estabelecido. A situação deve-se a diversos fatores, como deficiência de transporte no país, crescimento da demanda por frete, redução do número de caminhões disponíveis, elevação do preço de frete e novas exigências legais para setor de transporte rodoviário.

Durante o encontro, os gestores avaliaram todos os pontos apresentados para resolver a questão. Dentre as propostas apresentadas pela Conab, além das portarias interministeriais nº 470 e 601/12, estão a remoção sem ônus nos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, e o desenvolvimento de um plano emergencial de credenciamento de armazéns na região da Sudene.

O encontro contou também com a presença de presidentes de federações de agricultura de estados do Nordeste.

Tags:

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mesmo com leves recuos nesta 6ªfeira, milho fecha a semana subindo até 1,9% na B3
StoneX: Clima será fator decisivo para o milho paraguaio
Abramilho se torna Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo
Radar Investimentos: Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduziu sua estimativa para a produção de milho na Argentina
Preço do milho segue em alta na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira (03)