Milho deve ganhar área da soja na temporada 12/13 na Argentina

Publicado em 26/11/2012 15:46 e atualizado em 26/11/2012 16:20
O plantio do milho na Argentina já atinge 59% da área a ser cultivada com o cereal no país. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina (Minagri) a área é equivalente a 2,782 milhões de hectares.

No mesmo período do ano passado, a Argentina tinha 70% da semeadura já concluída. O início dos cultivos para a safra 12/13 acontece em meio a muita chuva. Segundo o consultor da Agripac, Pablo Adreani, em algumas regiões, choveu até 1300 mm entre dois e três meses.

Segundo informações da Safras & Mercado, a área projetada para esta temporada é de 4,664 milhões de hectares, ante 5 milhões de hectares da safra 11/12.

No entanto, segundo Adreani, a área com milho no país poderá ter acréscimo, pois o excesso de precipitações está atrasando o plantio da soja e muitos produtores deixaram de cultivar a oleaginosa, apostando no milho da segunda safra. “Soja plantada tarde tem menor potencial de rendimento, então produtor esta trocando área com soja pelo milho safrinha”, afirma.

Para a fabricante de máquinas agrícolas, AGCO, a safra de milho da Argentina pode chegar a 25 milhões de tonelada, enquanto para a soja a previsão é de 55 milhões de toneladas.

Tags:

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mesmo com leves recuos nesta 6ªfeira, milho fecha a semana subindo até 1,9% na B3
StoneX: Clima será fator decisivo para o milho paraguaio
Abramilho se torna Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo
Radar Investimentos: Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduziu sua estimativa para a produção de milho na Argentina
Preço do milho segue em alta na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira (03)