Milho: Transgênico resistente ao glifosato deverá ser comercializado a partir de 2014 nos EUA

Publicado em 21/01/2013 13:26 e atualizado em 04/03/2020 09:48
Os agricultores dos Estados Unidos deverão esperar pelo menos até a temporada de plantio de 2014 para utilizarem a nova semente transgênica, resistente ao glifosato, da Dow Chemical. A empresa aguarda aprovação regulatória do produto pelo Departamento de Agricultura e Proteção Ambiental dos EUA. A expectativa inicial da empresa era de comercializar a semente na temporada 2013.

Chamada de Enlist, a semente é geneticamente modificada para suportar aplicações do herbicida 2,4-D e surgiu da necessidade de produtores ao combate de ervas daninhas resistentes ao glifosato, herbicida que é utilizado em sementes transgênicas de milho e soja da Monsanto. 

Para alguns críticos, a nova semente da Dow, assim como uma nova variedade que está sendo desenvolvida pela Monsanto resistente ao dicamba, levará a um aumento no uso dos herbicidas, elevando possíveis riscos ao meio ambiente e a fazendas próximas. Para eles, as ervas daninhas também se tornarão resistentes as novas variedades.

A oposição a nova semente vem também de parte dos produtores estadunidenses, que só deram trégua a Dow, após a empresa se comprometer a rastrear as aplicações de herbicidas pelos produtores e investigar alegações de que o produto se espalhou para plantações vizinhas.

A Dow Chemical também está desenvolvendo a Enlist de soja e planeja vender o produto aos agricultores em 2015.  Com informações da Dow Jones.

Tags:

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mesmo com leves recuos nesta 6ªfeira, milho fecha a semana subindo até 1,9% na B3
StoneX: Clima será fator decisivo para o milho paraguaio
Abramilho se torna Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo
Radar Investimentos: Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduziu sua estimativa para a produção de milho na Argentina
Preço do milho segue em alta na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira (03)