Milho: Com foco no clima nos EUA, mercado volta a operar em campo positivo nesta 5ª feira na CBOT

Publicado em 02/07/2015 13:30

As cotações futuras do milho na Bolsa de Chicago (CBOT) voltaram a operar do lado positivo da tabela ao longo das negociações desta quinta-feira (2). Por volta das 12h50 (horário de Brasília), as principais posições da commodity exibiam altas entre 4,25 e 5,00 pontos. O vencimento julho/15 era cotado a US$ 4,18 por bushel.

Após a divulgação das novas estimativas sobre a área cultivada com o grão nesta temporada e os estoques trimestrais nos EUA, ambos os números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), os investidores voltaram a focar no comportamento do clima no país. Até o momento, as precipitações deverão continuar ocorrendo do Meio-Oeste norte-americano, pelo menos nos próximos 8 a 14 dias, conforme dados do NOAA - Serviço Oficial de Meteorologia do país.

"As chuvas continuam nos EUA e ainda não sabemos quais as dimensões das áreas alagadas, alguns falam em 350 até 400 mil hectares, entre o Meio-Oeste e as regiões no Nordeste e Sul do país. E todas as regiões irão receber chuvas na primeira quinzena de julho, isso irá manter os solos úmidos, impossibilitando a secagem das áreas e isso irá refletir na perda de potencial produtivo das plantas", explica o agrometeorologista da Somar Meteorologia, Marco Antônio dos Santos.

Nas últimas semanas, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reduziu o índice de lavouras em boas ou excelentes condições de 73% para 68%. Os números serão atualizados na próxima segunda-feira (6).

Já as vendas para exportação ficaram em 594,4 mil toneladas referentes à safra 2014/15 até a semana encerrada no dia 25 de junho. Da safra nova, as vendas totalizaram 238,9 mil toneladas de milho. As informações foram reportadas pelo departamento norte-americano. No total acumulado da temporada, as vendas somam 45.674,5 milhões de toneladas, contra as 46.360,0 milhões de toneladas projetadas pelo órgão.

Tags:

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha a semana de olho na safrinha e recuando até 1,68% na B3
Agrifatto enxerga mercado pesado e pressão para preços do milho no Brasil e no exterior
B3 começa a sexta-feira com futuros do milho operando no negativo
Colheita da soja se encaminha para o final em Rondônia, com cerca de 20% de quebra na produtividade, segundo pesquisador
Radar Investimentos: Os futuros de milho fecharam em alta nesta quinta-feira na CBOT