Argentina: aparecimento de percevejo pequeno no milho tardio em San Luís ameaça produtividade

Publicado em 06/02/2017 14:42

Na província de San Luís, na Argentina, foi detectado o aparecimento de Nysius simulans (percevejo pequeno) em plantios de milho tardio, o que deve afetar o ritmo de crescimento do cultivo e seu rendimento.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) e da Universidade Nacional de San Luis (UNSL) destacam a necessidade dos produtores de implementar uma série de recomendações para o manejo, já que não há inseticidas específicos para o combate da praga.

À primeira vista, essa praga pode ser confundida com uma mosca. O número de cultivos que ela atinge é grande: algodão, ameixa, pêssego, girassol, alface, linho, quinoa, soja, trigo, videira e milho. Há muitos anos, não era detectada em milhos tardios na região semiárida da província de San Luís.

Segundo o INTA, "se o impacto for muito severo e se prolongar até etapas reprodutivas, poderia inclusive diminiuir a eficiência dos cultivos", uma situação que se traduziria em perdas de rendimento substanciais combinadas com uma redução do número de grãos fixados por unidade de superfície.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Infocampo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha 6ªfeira se movimentando pouco na B3 e registrando desvalorizações semanais
Futuros do milho voltam do Natal subindo em Chicago
Milho mantém trajetória de valorização no começo de dezembro
Futuros do milho abrem a sexta-feira levemente positivos na B3
Retro 2025 - Milho/Cepea: Preço se mantém elevado em 2025, mesmo em meio à colheita recorde
Mercado travado pressiona e milho recua na B3 nesta terça-feira