Com fim da colheita do milho, produtores do RS começam a planejar próximas safras

Publicado em 25/06/2020 17:32

A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) divulgou seu boletim semanal com a atualização para as safras do Rio Grande do Sul. Segundo o levantamento, o estado entrou oficialmente no período de entressafra para o milho.

“Os produtores agora planejam o próximo ciclo atentos ao lançamento do Plano Safra 2020-2021 que trouxe novas taxas de juros para o custeio das lavouras. O preço da soja, principal cultura concorrente por área com o milho no RS, é um fator que impacta na decisão do agricultor no momento de optar por um dos cultivos, e o indicativo é que as áreas com o cereal deverão manter-se estáveis para a próxima safra”.

A entidade aponta ainda que a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural atendeu 45.692 agricultores que fizeram pedidos para o programa Troca-Troca de sementes para a safra e 5.627 para a safrinha em todo o estado.

Algumas regiões do estado mereceram destaque especial por parte do relatório. Em Soledade, algumas áreas semeadas após a cultura do tabaco ainda estão em colheita e devem perder qualidade devido as condições climáticas do período que preservam umidade. Em Santa Rosa as lavouras foram destinadas para produção de silagem devido à baixa produtividade de grãos.

Já em Caxias do Sul, os produtores que armazenam o milho em silos secadores estão conseguindo comercializar o grão por um valor bem acima daquele praticado em geral pelo mercado, chegando a R$ 60,00 a saca em São Francisco de Paula.

Tags:

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho: Mercado no Brasil tem semana de firmeza nos últimos dias, mas ainda pode sentir pressão no 1º semestre
Milho: Mercado brasileiro deverá trazer melhores oportunidades de comercialização no 2º semestre
Milho sobe na B3 mais uma vez nesta 5ª feira, acompanhando Chicago e o dólar
Milho Paulista: Valor da Produção Agropecuária cresce 26% em 2025
Futuros do milho acompanham a soja e registram elevações em Chicago nesta quinta-feira
Brasil avança no mercado global de DDG/DDGS e registra 879 mil toneladas exportadas em 2025