Argentina plantou 76% da safra de milho até dia 23 de dezembro

Publicado em 28/12/2020 11:21

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina divulgou seu informe semanal de estimativas agrícolas revisando atualizando seus dados para a safra de milho 2020/21. Segundo a publicação, os trabalhos de plantio da nova safra seguem avançando pelo país e já atingem 76% do total até o dia 23 de dezembro.

Este índice avança oito pontos percentuais com relação a semana anterior e fica em um ponto percentual atrás do que era registrado neste período para a safra anterior 2019/20. As regiões mais adiantadas são Bahia Blanca, Bolívar, Bragada, General Madariaga, Junin, La Plata, Pergamino, Salliqueló, Tandil, e Tres Arroyos, Marcos Juárez, Santa Rosa, Casilda, Venado Tuerto e Corrientes (100%), Paraná (99%), Buenos Aires, Rosário del Tala e Entre Rios (98%) e Pehuajá (96%).

Na região de Buenos Aires, o milho semeado precocemente já se encontra em pleno período reprodutivo na parte mais ao norte. “Esta etapa do cultivo é pontualmente a mais crítica para a definição da produtividade, e embora até o momento não haja problemas graves no que diz respeito ao déficit hídrico uma vez que foram registradas chuvas na semana anterior, foram desiguais, sendo necessárias em algumas áreas. para que a colheita não seja afetada”, diz o Ministério.

Enquanto isso, as delegações La Plata e General Madariaga concluíram a implementação das lavouras tardias com condições de umidade muito boas, com alguma precipitação de alguns milímetros e com grande demanda atmosférica devido às temperaturas e ventos intensos.

Na região de Córdoba, a semeadura de milho tardio e segundo milho na delegação de Laboulaye avança lentamente, esperando que as chuvas completem o restante da área. Na delegação de Marcos Juárez, as chuvas da sexta-feira (18) permitiram completar a semeadura do milho tardio. Já na área da delegação de Río Cuarto, o plantio não pôde ser concluído devido à falta de chuva em algumas áreas, principalmente no sudoeste do departamento de Río Cuarto.

Já em Entre Rios, a publicação destaca que “as chuvas registradas no final de novembro e nas últimas duas semanas inverteram a condição da safra em termos de seu estado. Antes disso, foram observados lotes com plantas pequenas e sinais notáveis ​​de estresse hídrico. A melhoria da água no perfil até o momento garante em quase todos os lotes iniciais que o período crítico de floração ocorre em condições ideais”.

Na região de La Pampa, foram registradas chuvas localizadas na delegação de General Pico que ajudaram a umidade do solo para a semeadura ser classificada como regular/início de seca no setor leste e seca/início de seca no setor oeste da região.

Tags:

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em dia de correções, milho recua em Chicago nesta terça-feira, mas cenário segue com fatores de sustentação
Exportações de milho começam setembro ainda abaixo de 2025, mas ritmo reage após agosto fraco
Futuros do milho com leves recuos em Chicago antes do USDA desta terça-feira
Plantio do milho verão chega a 11% e supera 2025 e média histórica
Milho volta do feriado com leves altas na Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Preço segue em alta; safra de verão começa no Sul