CNA solicita ao Mapa prorrogação dos prazos do ZARC para milho 2ª safra no Paraná e em Mato Grosso

Publicado em 01/03/2021 09:48

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) encaminhou, na sexta (26), ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) um ofício para solicitar, por 10 dias, a prorrogação do período de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para semeadura do milho segunda safra no Paraná e em Mato Grosso.

No documento encaminhado ao secretário de Política Agrícola, César Halum, , a CNA justifica que os atrasos do plantio da soja na primeira safra e as chuvas em fevereiro levaram a um atraso significativo do plantio do milho safrinha. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apenas 20% da área de milho foi semeada até a semana passada, enquanto os prazos indicados pelo ZARC haviam se encerrado.

“A semeadura posterior à indicação do ZARC traz consequências para os produtores, que perdem o direito à subvenção do seguro rural e à indenização no caso de perdas de produção, além da cobertura do Proagro”, explica o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Ricardo Arioli.

Na avaliação de Arioli, o pleito é necessário, pois, apesar de a Portaria 412/2020 do Mapa prever que o ZARC não será alterado durante o andamento da safra atual, o milho segunda safra é de extrema importância para o abastecimento interno.

De acordo com a Conab, há apenas 7,3 milhões de toneladas de milho em estoque, o menor volume dos últimos quatro anos. Ao mesmo tempo, somente o consumo interno deverá crescer mais de 5% em 2021. “Diante desse cenário, contamos com o apoio desta Secretaria para a prorrogação”, reforça o presidente da Comissão.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha com leves altas em Chicago nesta 3ª feira e contrato dez/26 acima dos US$ 5/bushel
Em meio às geadas e falta de chuvas, B3 fecha segunda-feira com valorização de 0,6% para o milho
Brasil exportou mais de 10 vezes mais milho por dia de maio/26 do que em maio/25, mas recebeu 41% menos por cada tonelada
USDA anuncia novas vendas de milho nesta segunda-feira e futuros seguem se valorizando em Chicago
USDA informa novas vendas de milho de mais de 500 mil t nesta 2ª feira (11)
Abramilho discute Plano Safra, seguro rural e armazenagem com Mapa no dia 13