CNA solicita ao Mapa prorrogação dos prazos do ZARC para milho 2ª safra no Paraná e em Mato Grosso

Publicado em 01/03/2021 09:48

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) encaminhou, na sexta (26), ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) um ofício para solicitar, por 10 dias, a prorrogação do período de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para semeadura do milho segunda safra no Paraná e em Mato Grosso.

No documento encaminhado ao secretário de Política Agrícola, César Halum, , a CNA justifica que os atrasos do plantio da soja na primeira safra e as chuvas em fevereiro levaram a um atraso significativo do plantio do milho safrinha. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apenas 20% da área de milho foi semeada até a semana passada, enquanto os prazos indicados pelo ZARC haviam se encerrado.

“A semeadura posterior à indicação do ZARC traz consequências para os produtores, que perdem o direito à subvenção do seguro rural e à indenização no caso de perdas de produção, além da cobertura do Proagro”, explica o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Ricardo Arioli.

Na avaliação de Arioli, o pleito é necessário, pois, apesar de a Portaria 412/2020 do Mapa prever que o ZARC não será alterado durante o andamento da safra atual, o milho segunda safra é de extrema importância para o abastecimento interno.

De acordo com a Conab, há apenas 7,3 milhões de toneladas de milho em estoque, o menor volume dos últimos quatro anos. Ao mesmo tempo, somente o consumo interno deverá crescer mais de 5% em 2021. “Diante desse cenário, contamos com o apoio desta Secretaria para a prorrogação”, reforça o presidente da Comissão.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha com altas de até 2,65% na B3 impulsionado pelo dólar, enquanto Chicago termina em queda
Adido americano projeta safra de milho da Argentina 7 milhões de toneladas acima do USDA e exportações de 43 milhões
Exportações de milho estabilizam ritmo em outubro e seguem 12% abaixo de 2025
Milho dispara mais de 2% na B3 nesta segunda-feira com alta do dólar, enquanto Chicago segue em queda
Milho inicia semana em queda em Chicago e dezembro se aproxima de US$ 4,50 por bushel
Milho/Cepea: Oferta elevada e queda nos preços externos pressionam cotações