Colheita do milho verão avança para 97% no Paraná e qualidade da safrinha cai drasticamente, indica Deral

Publicado em 27/04/2021 17:02

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e das principais safras do estado.  

O relatório semanal apontou que 97% das lavouras da safra verão no estado já foram colhidas. O restante está divido entre 2% em frutificação e 98% já na fase de maturação.  

No que diz respeito à qualidade das lavouras, 56% delas foram avaliadas com boas. O índice de médias ficou em 26% e as áreas avaliadas como ruins ficaram em 18%. Na semana anterior os índices eram de 58%, 28% e 14% respectivamente.  

Já para a segunda safra, o plantio se manteve em 99% no estado, com as lavouras se dividindo entre germinação (1%), descanso vegetativo (65%), floração (23%), frutificação (10%) e maturação (2%). Enquanto isso, o índice de lavouras avaliadas com em boas condições se caiu de 62% para 40%, o de médias subiu de 31% para 42% e o de ruins saiu de 7% para 18%.  

Em São João/PR, por exemplo, algumas regiões acumulam 130 mm de chuva nos últimos dias e outras chegam apenas à 6 mm. Essa diferença impacta no desenvolvimento das lavouras da segunda safra de milho, que apresenta situações bastante distintas, com regiões prometendo boa produtividade e outras com perdas de 100% do que foi plantado.  

Segundo o presidente do Sindicato Rural de São João/PR, Arceny Bocalon, o município já tem perdas consolidadas entre 60 e 70% do que era esperado e precisa de novas precipitações para evitar novas quebras nas lavouras.

Leia Mais:

+ Safrinha de milho já tem perdas de até 100% em São João/PR

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita de milho do Brasil tem avanço para 84,4%, diz Pátria AgroNegócios
Futuros do milho voltam a subir na B3, saltam 1% nesta quinta-feira e março/27 passa dos R$ 81,00
Dezembro/26 acima dos US$ 5,00: Futuros do milho seguem em alta na Bolsa de Chicago nesta quinta-feira
Datagro vê salto no déficit do mercado de milho no Brasil em 26/27 com demanda do setor de etanol
Ainda de olho no Pro Farmer, Chicago começa a quinta-feira com valorizações para o milho
Futuros do milho em Chicago saltaram 2% nesta quarta-feira diante de Pro Farmer mostrando perdas de produtividade