China compra mais 1,36 mi de t de milho nos EUA e total passa de 8 mi em duas semanas

Publicado em 18/05/2021 11:47

A China voltou a fazer uma grande compra de milho nos Estados Unidos nesta terça-feira (18). De acordo o reporte do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) foram 1,360 milhão de toneladas do cereal da safra nova 2021/22, levando o total acumulado nas duas últimas semanas a 8,06 milhões. 

No mesmo intervalo, de acordo com a apuração feita pela Agrinvest Commodities, houve ainda o cancelamento de compras de 140 mil toneladas de milho da safra velha americana. 

"Durante este ano, a China vem comprando milho americano em intervalos de seis semanas. Em janeiro, comprou 5,85 milhões de toneladas, em março 3,88 milhões e agora em maio, mais de 8 milhões", reporta a consultoria. 

A demanda chinesa pelo cereal vem chamando a atenção do mercado devido a seu crescimento desde o ano passado, quando importou volumes jamais vistos. Assim, o USDA espera ainda que tanto no ano comercial 2020/21 como no 2021/22 sejam importadas 26 milhões de toneladas do grão. 

"Já o governo chinês projeta importações em 20 milhões de toneladas para a temporada 2021/22, diferença que provavelmente é explicada por sua expectativa de aumento da área nacional. Atualmente, o milho na China é mais rentável do que a soja, o que pode levar a um crescimento de área do cereal em quase 5%", complementa a Agrinvest. 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cotações do milho fecham semana volátil em Chicago com mercado de olho no Oriente Médio
Foco do mercado na comercialização da soja mantém cotações do milho lateralizadas no Brasil
Entre guerra e custos altos, milho deve perder espaço nos EUA e provocar reação nos preços
Milho: Mercado fecha 5ª feira com estabilidade na Bolsa de Chicago e na B3
Milho fecha em alta em Chicago, enquanto B3 termina o dia em campo misto nesta 3ª
Preços do milho sobem em Chicago nesta 3ª feira, enquanto B3 caminha de lado