Milho safrinha: MT já tem 35,53% de área colhida e 79,91% da safra negociada

Publicado em 13/07/2021 09:09 e atualizado em 13/07/2021 12:46

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório indicando avanço na colheita e também nas negociações do milho no Mato Grosso. 

De acordo com o relatório a colheita do milho já atingiu 35,53% da área. "Conforme o acompanhamento, os trabalhos a campo avançaram em grande parte das regiões, devido à boa parte das lavouras já estarem em ponto de colheita. Entretanto, ao se comparar com o mesmo período da safra passada, os trabalhos seguem com atraso de 25,00 p.p., e de 27,77 p.p quando comparados as médias das últimas cinco safras", explica o relatório. 

Com relação ao rendimento, a produtividade média semanal ficou acima das 100 sc/ha para o estado, porém, segundo os informantes do Instituto, os rendimentos das lavouras tendem a cair ainda mais nas próximas semanas, uma vez que a colheita está avançando para as áreas consideradas semeadas fora da janela ideal de plantio. 

Em relação à comercialização do grão, o Imea aponta que 79,91% da produção esperada no estado já está negociada. Com relação ao preço, as cotações apresentaram queda de 10,26% ante a maio, com valor médio de R$ 62,92/sc. "Cabe ressaltar que, é a primeira vez, em 12 meses, que o preço médio comercializado não apresenta alta quando comparado ao mês anterior", acrescenta. 

Já para a safra 21/22, a queda no preço do milho de 8,85%, em junho, pautou o ritmo lento das negociações, no qual resultou em uma cotação média de R$ 52,53/sc. Desse modo, o volume negociado avançou apenas 2,27 p.p. ante o mês passado, totalizando 25,60% da produção estimada. "Por fim, segundo informantes do Instituto, os produtoresaguardam cenários menos voláteis para fecharemnovos negócios", conclui o Imea. 


 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho dá sinal de alta na B3 com cenário de atenção para a segunda safra
Preço do milho cai na Bolsa de Chicago após começar dia com estabilidade
Milho começa semana com leves altas na B3 e estável na Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Preços caem para níveis de outubro/23
Milho fecha a semana de olho na safrinha e recuando até 1,68% na B3