Pró-milho/RS apresenta ações em andamento e colhe sugestões para o próximo ano

Publicado em 06/10/2021 08:57 e atualizado em 06/10/2021 09:28

O comitê gestor do Pró-milho/RS se reuniu nesta terça-feira (5) para debater as ações em andamento dentro do programa e para colher sugestões de ação para o próximo ano. O comitê gestor é composto por representantes de entidades envolvidas na cadeia produtiva de milho, desde os produtores de grãos até a indústria de proteína animal, um dos maiores consumidores.

“O êxito na construção do Pró-milho se deve à parceria com entidades que compõem o conselho gestor. Precisamos criar mecanismos de fomento para aumentar a capacidade de produção e estocagem de milho grão”, disse o chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Erli Teixeira.

O coordenador do Pró-milho/RS, Valdomiro Haas, listou as ações que estão em andamento, atualmente, sob coordenação da Secretaria e da Emater/RS-Ascar, como os eventos técnicos para difusão de informações, realizados de forma virtual durante a pandemia, e que poderão ser organizados regionalmente, em formato presencial, no próximo ano. “Também estão sendo instaladas 24 unidades de referência tecnológica, ajudando a mostrar manejos que representem ganhos de produtividade”, contou.

Para o fim desta safra, está previsto um levantamento, com 50 amostras, para avaliações sobre perdas na colheita e orientações técnicas para regulagem das máquinas colheitadeiras. Outro ponto de atenção do programa será com relação à cigarrinha do milho, levando orientações de manejo a fim de evitar a sua ocorrência nas lavouras do Estado. “Com os escritórios municipais da Emater, temos a capacidade de atender 21 mil produtores”, projetou. As ações estão em andamento desde junho deste ano, e vão vigorar até julho de 2022.

Sugestões ao Pró-milho/RS

Para os integrantes do comitê gestor, a irrigação continua sendo o principal gargalo no estímulo à produção de milho no Rio Grande do Sul. Com o encerramento do programa Mais Água, Mais Renda, as secretarias estaduais de Agricultura, Meio Ambiente, Fazenda e Obras estão trabalhando conjuntamente em um decreto que institua um novo programa estadual de fomento à irrigação.

“Para as cooperativas, os principais fatores de preocupação são a irrigação – acesso a linhas de crédito e agilidade no licenciamento ambiental – e o custo maior de produção com a elevação de preços dos insumos, máquinas e combustível”, enumerou Tarcísio Minetto, economista da Fecoagro-RS. Apreensão compartilhada pelo presidente da Apromilho/RS, Ricardo Meneghetti: “Sem dúvidas, precisamos de novas soluções para o fomento da irrigação no Rio Grande do Sul”.

Representando o Sindicato das Indústrias de Produtos Suinos no Estado do Rio Grande do Sul (Sips), o presidente do Fundesa, Rogério Kerber, destacou o período desfavorável pelo qual a cultura do milho passou no Rio Grande do Sul nos últimos anos, com a ocorrência de duas estiagens e a pandemia. “Tínhamos perspectivas negativas para esta safra devido a esse histórico, mas se deu o inverso”, disse, se referindo à projeção da Emater/RS-Ascar de um aumento de quase 7% em área cultivada para esta safra.

Kerber também pontuou que a necessidade de importação de 2,3 milhões de toneladas de milho de outros estados e países em 2020 fez com que R$ 3,3 bilhões escoassem para fora do Rio Grande do Sul, sendo R$ 800 milhões só em logística e ICMS. “Agora, com a perspectiva de importações maiores devido aos problemas climáticos no Brasil Central e no Paraná, precisamos coordenar a aquisição da produção de grãos dentro do nosso Estado. A previsão é de uma demanda de 6,44 milhões de toneladas de milho para produção de proteína animal”, finalizou. Para esta safra, a Emater/RS-Ascar projeta uma produção total de 6,11 milhões de toneladas do grão.

Também participaram da reunião o presidente executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos; o diretor técnico da Emater, Alencar Rugeri; e representantes da Fetag e da Associação das Empresas Cerealistas do Rio Grande do Sul (Acergs).

Tags:

Fonte: Sec. de Agricultura do RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho recua em Chicago nesta quarta-feira com realização de lucros antes do USDA e menor prêmio de risco
Milho mais novo ainda pode se recuperar após geada no RS, enquanto áreas mais adiantadas já inspiram mais preocupação
Milho ganha peso no planejamento da soja em MT e produtor busca antecipar plantio para preservar janela da safrinha
Cotações do milho recuam em Chicago na manhã desta quarta-feira, mas cenário segue indicando altas
Exportações de milho da Argentina devem bater recorde com guerra na Ucrânia e onda de calor na Europa
Em dia de correções, milho recua em Chicago nesta terça-feira, mas cenário segue com fatores de sustentação