Plantio do milho avança na Argentina e condições de umidade melhoram, aponta BCBA

Publicado em 27/10/2022 15:24 e atualizado em 27/10/2022 17:34

Nesta quinta-feira (27), a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) trouxe sua atualização de reportes sobre a safra de milho da temporada 2022/23 na Argentina, apontando que o plantio avançou 4,8 pontos percentuais na semana e atingiu 21,8% da projeção de 7,3 milhões de hectares. 

“Enquanto atravessamos os últimos dias da janela de plantio antecipado no centro da área agrícola nacional, os atrasos na semeadura continuam. A incorporação de lotes será retomada com força no final de novembro, quando começa o plantio de áreas tardias nas províncias de San Luis, Córdoba, Santa Fé, Entre Ríos e Buenos Aires. Enquanto isso, as chuvas reveladas desde nosso relatório anterior melhoram o estado dos campos afetados por geadas tardias e começam a acumular umidade nos perfis para o restante do período de semeadura do cereal”. 

Já nos Núcleos Norte e Sul, faltam poucos dias para terminar a sementeira das primeiras culturas de cereais. Para a província de Córdoba, as chuvas registradas melhoram os níveis de umidade da primeira parte dos perfis enquanto os lotes são registrados expandindo folhas em boas condições sanitárias. Nas zonas Centro-Norte de Santa Fe e Centro-Leste de Entre Ríos, está previsto iniciar as refertilizações nitrogenadas durante as próximas semanas nas praças mais avançadas. 

No momento, os técnicos da BCBA classificam as lavouras de milho da Argentina com 10% em condições boas ou excelentes, 55% normais e 35% regulares ou ruins. Além disso, 58% da área tem condição hídrica adequada ou ótima e 42%5 regular ou seca. 

“Nos dias anteriores a este relatório, foi registrada uma melhora na umidade dos perfis em parte das praças plantadas com milho destinado ao grão comercial no centro e sul da área agrícola. Até o momento, 58% dos lotes apresentam condição hídrica entre ótima e adequada”. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado do milho brasileiro atento ao clima e ao câmbio nessa reta final de 2025
Milho anda de lado em Chicago nesta sexta-feira já entrando em ritmo de final de ano
Bom resultado de vendas nos EUA ajuda milho a se valorizar em Chicago nesta quinta-feira
Brasil exportou mais milho em novembro de 2025 do que no mesmo mês de 2024
USDA informa novas vendas de 493,3 mil t de milho para Colômbia e México
Milho se apoia nas exportações e volta a subir em Chicago nesta quinta-feira