Milho: Queda de mais de 6% do trigo nesta 4ª contribui para recuo expressivo na CBOT

Publicado em 02/11/2022 16:49
Informação de que a China atualizou sua lista de exportadores brasileiros de milho aprovados também teve impacto

Os contratos futuros do milho encerraram a sessão desta quarta-feira (02) com queda forte na Bolsa de Chicago (CBOT), seguindo as perdas de mais de 6% do trigo, além da soja. A pressão acompanhou a decisão russa no acordo de grãos do Mar Negro, além de realização de lucros ante a véspera.

O principal vencimento do cereal recuou mais de 1% na CBOT nesta sessão. O dezembro/22 encerrou a quarta cotado a US$ 6,87 por bushel, com recuo de 10,2 por pontos. Enquanto que o julho/23, mais distante, registrou desvalorização de 8,4 pontos, valendo US$ 6,86 por bushel.

Depois de a Rússia anunciar que deixaria o acordo de exportação de grãos que permite à Ucrânia exportar pelo Mar Negro, dizendo que não poderia garantir a segurança dos navios civis, o país voltou atrás e o Ministério da Defesa disse em comunicado hoje que renovará a participação.

"O trigo deu o tom mais fraco após a reversão repentina da Rússia no corredor de exportação do Mar Negro", destacou a agência de notícias Reuters. Apesar disso, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta tarde que o país pode sair do acordo de grãos novamente, mas que não iria bloquear exportação para a Turquia.

A Rússia é a maior exportadora de trigo do mundo e a Ucrânia uma das principais.

Leia mais:

+ Rússia diz que renovará participação no acordo de grãos do Mar Negro

+ Podemos sair do acordo de grãos novamente, mas não vamos bloquear exportação para Turquia, diz Putin

Outro destaque no dia para o milho foi a atualização da alfândega chinesa da lista de exportadores de milho brasileiros aprovados. Segundo a agência de notícias Reuters, com base em fonte, esse pode ser um movimento de que as exportações de milho brasileiro para a China poderiam começar.

"O governo chinês anunciou que o Covid-19 está praticamente controlado por lá e vão afrouxar medidas. Isso também é positivo. Além disso, tem a liberação de negócios de algumas empresas para milho brasileiro. É sinal que a China vai vir pro mercado", disse Vlamir Brandalizze, analista da Brandalizze Consulting.

Leia mais:

+ China atualiza lista de exportadores de milho brasileiros aprovados

Além disso, o mercado do cereal no dia sentiu pressão de realização de lucros ante ganhos seguidos nas últimas sessões, além das oscilações no financeiro.

Hoje, a Bolsa Brasileira (B3), principal referência para o cereal interno, não funciona por conta do feriado de Finados, assim como as praças de comercialização no físico.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chicago segue em correção após altas da semana passada e milho opera no negativo nesta quinta-feira
Futuros do milho estendem perdas em Chicago na manhã desta quinta-feira
Chicago corrige cotações e milho recua nesta quarta-feira, também pressionado pela falta de confirmação de novas compras
Futuros do milho seguem caindo em Chicago em uma quarta-feira de correções após últimos ganhos
Na contramão das commodities, milho sente pressão e Chicago opera estável nesta quarta-feira
Safra robusta e avanço da colheita mantêm futuros do milho pressionados na B3 nesta terça-feira