Plantio do milho se encerra no Paraná e boas condições de desenvolvimento são maioria

Publicado em 06/12/2022 15:06
Por outro lado, região Sudoeste já pode ter redução de produtividade

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.                           

O relatório semanal apontou que, 100% das lavouras de milho verão foram semeadas até a última segunda-feira (05). Deste total, 75% avançaram para a fase de desenvolvimento vegetativo, 22% chegaram à floração e 3% já está em frutificação.   

Olhando para as condições das lavouras, o Deral classifica 82% delas como em boas condições, 16% como médias e 2% como ruins.     

As lavouras classificadas como ruins se encontram nas regionais de Pato Branco (15%), Francisco Beltrão e Laranjeiras do Sul (5%). 

Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam, que as lavouras do milho primeira safra estão em boas condições na região Norte. 

A maior parte das lavouras de milho das regiões Oeste e Centro-Oeste estão em fase de floração, mas algumas áreas já entraram em floração, ambas com boas condições de lavouras. 

Enquanto isso, o milho segue em desenvolvimento vegetativo na região Noroeste. 

Na região Sul, o milho primeira safra apresenta bom desenvolvimento vegetativo. “Com a elevação das temperaturas, espera-se que as culturas recuperem o seu potencial produtivo”, aponta a publicação. 

Por fim, grande parte das lavouras da região Sudoeste está em floração, mas o calor e a falta de umidade podem gerar redução de produtividade, principalmente em solos rasos e com pouca palhada. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Foco do produtor na soja ajuda a reduzir oferta de milho e traz suporte para cotações no Brasil
Futuros do milho abrem a sexta-feira com poucas movimentações em Chicago
Colheita do milho avança para 35% da área total cultivada no Rio Grande do Sul
Futuros do milho seguem subindo na B3 e Brandalizze vê espaço para mais ganhos
Brasil fecha janeiro/26 exportando mais milho do que o registrado em janeiro/25
Nova tecnologia agrícola atua como uma “vacina” e reduz os efeitos dos estresses nas plantas