Exportações de milho do Brasil atingem recorde de 43,2 mi t em 2022, diz Anec

Publicado em 04/01/2023 14:35

SÃO PAULO (Reuters) – As exportações brasileiras de milho alcançaram o recorde de 43,17 milhões de toneladas no ano passado, e mais que dobraram em relação aos 20,6 milhões embarcados em 2021, mostraram dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) nesta quarta-feira.

O desempenho veio em meio a um aumento no volume produzido na segunda safra 2021/22, após seca e geadas terem atingido as lavouras da temporada anterior. Além disso, a demanda externa pelo cereal do Brasil foi ampliada pela redução nas exportações da Ucrânia em guerra e pela abertura do mercado chinês ao produto brasileiro.

Por outro lado, a Anec informou que as vendas externas de soja atingiram 77,8 milhões de toneladas em 2022, versus recorde de 86,6 milhões um ano antes, diante de uma quebra na safra da oleaginosa na região Sul.

O Brasil ainda exportou 3,2 milhões de toneladas de trigo, triplicando o volume de 1,1 milhão embarcado em 2021.

(Reportagem de Nayara Figueiredo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita de milho em MT avança a 60,04%, enquanto a de algodão chega a 4,23%, diz Imea
Milho fecha 6ªfeira em alta após USDA reduzir estimativa de estoques da safra 26/27 e acumula ganhos semanais
Com melhora do clima no Brasil, colheita do milho começa a ganhar ritmo e mercado deve sentir pressão nas cotações
Milho fecha quinta-feira estendendo perdas em Chicago de olho no clima e no USDA
Chicago segue em correção após altas da semana passada e milho opera no negativo nesta quinta-feira
Futuros do milho estendem perdas em Chicago na manhã desta quinta-feira