Famasul alerta para aumento da infestação de capim-massambará, ou vassourinha, na safra de milho do MS

Publicado em 02/08/2023 11:27

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul) divulgou seu Boletim Semanal da Casa Rural, indicando novos reportes sobre as lavouras do estado.          

De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho avançou para 16,2% até a última sexta-feira (28). Esse patamar é inferior aos 26,2% da safra passada e aos 32,5% da média das últimas cinco temporadas.    

“A colheita está lenta no estado, com a expectativa de que o pico da colheita ocorra a partir do dia 04 de agosto. Nesse período, grande parte da produção estará em estágio avançado de maturação”, destaca a Famasul.   

Das áreas que ainda restam em campo, 91,6% foram avaliadas como em boas condições, enquanto 7,1% foram classificadas como regulares e 1,3% avaliadas como ruins, mesmo indicadores das últimas duas semanas.     

“No último final de semana (entre 28 e 30/07), foram registradas altas temperaturas e baixos índices de umidade relativa do ar. A temperatura máxima observada foi de 34,3°C em Coxim, e a menor umidade relativa do ar, de 20%, foi registrada nos municípios de Coxim e Sonora”, detalha a publicação.         

Para esta temporada, a Famasul segue estimando uma a área total plantada de 2,325 milhões de hectares, 5,39% a mais do que 2022, e uma produtividade média estimada de 80,33 sacas por hectare, totalizando uma produção projetada de 11,206 milhões de toneladas, o que seria 12,28% menor do que o atingindo no ciclo passado.                  

A publicação ainda alerta para o aumento da infestação de Sorghum halepense, também conhecida como capim-massambará ou vassourinha nesta safra, o que vem causando problemas na entrega de cargas. 

“É crucial que o produtor não permita o desenvolvimento do capim vassourinha em sua lavoura, pois a presença de sementes de espécies daninhas pode prejudicar a comercialização dos grãos, principalmente em contratos de exportação”. 

Do lado do mercado, a Famasul aponta que o preço da saca de milho se desvalorizou 0,62% no Mato Grosso do Sul entre os dias 24 e 31 de julho, sendo negociado ao valor médio de R$ 39,88.         

Até o momento, apenas 33% da safra estimada foi comercializada.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cotações do milho fecham semana volátil em Chicago com mercado de olho no Oriente Médio
Foco do mercado na comercialização da soja mantém cotações do milho lateralizadas no Brasil
Entre guerra e custos altos, milho deve perder espaço nos EUA e provocar reação nos preços
Milho: Mercado fecha 5ª feira com estabilidade na Bolsa de Chicago e na B3
Milho fecha em alta em Chicago, enquanto B3 termina o dia em campo misto nesta 3ª
Preços do milho sobem em Chicago nesta 3ª feira, enquanto B3 caminha de lado