40% do milho exportado pelo Mato Grosso em outubro/23 teve como destino a China

Publicado em 21/11/2023 10:45

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho. O levantamento destaca que no mês de outubro de 2023 o Mato Grosso exportou 2,21 milhões de toneladas de milho, com 40,48% deste montante tendo como destino a China. 

Ao longo de todo o ano de 2023, o estado já embarcou 21,22 milhões de toneladas de milho e a China adquiriu 5,47 milhões de toneladas, equivalente à 25,79% deste total. 

“Após o acordo entre o Brasil e a China, o país asiático vem se destacando como um dos principais compradores do milho no estado. Esse movimento foi reflexo da necessidade que o país asiático tem de adquirir o cereal para alimentar o seu rebanho bovino e suíno”, explica o Imea. 

A publicação ainda destaca que, “esse cenário também foi impulsionado pela redução das compras de origem dos EUA devido à guerra comercial, que incentivou a “gigante asiática” a buscar alternativas, além do preço do milho mato-grossense estar competitivo no mercado internacional”. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho/Cepea: Preço reage em algumas regiões
B3 realiza lucros nesta sexta-feira, mas acumula valorização semanal para o milho
Foco do produtor na soja ajuda a reduzir oferta de milho e traz suporte para cotações no Brasil
Futuros do milho abrem a sexta-feira com poucas movimentações em Chicago
Colheita do milho avança para 35% da área total cultivada no Rio Grande do Sul
Futuros do milho seguem subindo na B3 e Brandalizze vê espaço para mais ganhos