40% do milho exportado pelo Mato Grosso em outubro/23 teve como destino a China

Publicado em 21/11/2023 10:45

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho. O levantamento destaca que no mês de outubro de 2023 o Mato Grosso exportou 2,21 milhões de toneladas de milho, com 40,48% deste montante tendo como destino a China. 

Ao longo de todo o ano de 2023, o estado já embarcou 21,22 milhões de toneladas de milho e a China adquiriu 5,47 milhões de toneladas, equivalente à 25,79% deste total. 

“Após o acordo entre o Brasil e a China, o país asiático vem se destacando como um dos principais compradores do milho no estado. Esse movimento foi reflexo da necessidade que o país asiático tem de adquirir o cereal para alimentar o seu rebanho bovino e suíno”, explica o Imea. 

A publicação ainda destaca que, “esse cenário também foi impulsionado pela redução das compras de origem dos EUA devido à guerra comercial, que incentivou a “gigante asiática” a buscar alternativas, além do preço do milho mato-grossense estar competitivo no mercado internacional”. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soma de fatores positivos devem manter cotações do milho em alta em Chicago e no Brasil
Futuros do milho voltam a subir em Chicago com resultados da exportação dos EUA sustentando nessa sexta-feira
Futuros do milho recuam até 1% nesta quinta-feira, com B3 seguindo pressão externa
Produção de milho 1ª safra dispara 41% no estado de São Paulo no ciclo 2025/26
Déficit de milho e força dos portos ampliam debate logístico em Santa Catarina
Chicago realiza lucros nesta quinta-feira e futuros do milho operam com leves perdas