Conab indica plantio da safrinha de milho em 98,7% no Brasil

Publicado em 02/04/2024 13:14
Mato Grosso, Goiás e Tocantins já terminaram semeadura, enquanto Maranhão e Paraná estão praticamente concluídos

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2023/24 e da segunda safra de 2024 no Brasil.                              

A colheita da primeira safra 23/24 segue avançando no Brasil, saindo dos 42,8% da semana passada e indo para 46,4% do total previsto, percentual menor do que os 47,6% do mesmo período da safra passada.   

Os estados mais avançados na colheita são Paraná (91%), São Paulo (85%), Santa Catarina e Rio Grande do Sul (80%), Minas Gerais (34%) e Bahia (5,2%). 

As lavouras de milho primeira safra se dividem em 1,9% ainda na fase de desenvolvimento vegetativo, 5,5% em floração, 19,7% em enchimento de grãos, 26,4% em maturação e as 46,4% já colhidas.  

Já a segunda safra de milho está com atividades de plantio chegando próximas do final. Até aqui, 98,7% da área já foi semeada, saltando dos 96,8% da semana passada e ficando à frente dos 96,3% do mesmo período de 2023.       

Os estados mais avançados na semeadura são Mato Grosso, Goiás e Tocantins (100%), Maranhão e Paraná (99%), Mato Grosso do Sul (96%), São Paulo (95%), Minas Gerais e Piauí (90%).  

Até aqui, a maior parte das lavouras se encontra na fase de desenvolvimento vegetativo, com 64,2% do total das áreas, seguido por floração com 27,8%. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agroconsult vê queda de 11% na exportação de milho do Brasil em 25/26
Cotações do milho sobem em Chicago nesta quinta-feira com apoio da soja e das exportações dos EUA
Volume de milho comercializado no atacado da Ceagesp vai quase dobrar neste mês de junho
Agroconsult eleva previsão da 2ª safra de milho do Brasil, mas vê queda anual
IGC eleva previsão de safra global de milho 26/27 com revisões na Argentina e Índia
Deral faz leve ajuste positivo na 2ª safra de milho do Paraná; mantém previsão para trigo