Colheita de milho em MT atinge 1,94% da área, começa adiantada, aponta Imea

Publicado em 24/05/2024 16:21 e atualizado em 24/05/2024 18:12

SÃO PAULO (Reuters) -A colheita de milho em Mato Grosso, maior produtor agrícola brasileiro, atingiu 1,94% da área cultivada no Estado na safra 2023/24 até esta sexta-feira, marcando um início adiantado ante a média de cinco anos para esta época, informou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Houve um avanço de 1,44 ponto percentual na comparação com o índice da sexta-feira da semana passada.

O ritmo de colheita está adiantado ante a média histórica recente (0,64%) e na comparação com o mesmo período do ano passado (0,49%).

Segundo o superintendente do Imea, Cleiton Gauer, já havia uma expectativa de uma colheita precoce no início, "principalmente por conta da semeadura antecipada lá no começo do ano".

"Nas próximas semanas, devemos ver este ritmo ganhando força, as áreas estão se 'aprontando', como dizem os produtores, e o clima seco favorece a perda de umidade das plantas e dos grãos, e dá condições para o produtor fazer a colheita", afirmou.

O Imea estima um recuo anual de 14,22% na safra de milho de Mato Grosso, para 45 milhões de toneladas, após um recorde no ano passado. A queda acontece com redução da área plantada e de produtividades.

A colheita também começou antecipada no Paraná, o que gera expectativas sobre a oferta da nova safra.

O milho de segunda safra do Brasil, que está começando a ser colhido, responde por cerca de 75% da oferta do cereal nacional.

Contudo, segundo avaliação do centro de estudos Cepea, publicada nesta sexta-feira, a oferta é limitada ainda, uma vez que produtores aguardam "atentos" possíveis impactos nos preços do clima quente e seco sobre a produção brasileira, em especial em Estados como o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

A última semana registrou alta de preços no Brasil, enquanto consultorias privadas reduziram nesta sexta-feira estimativas de produção por conta do tempo seco e do calor.

(Por Roberto Samora; edição de Letícia Fucuchima e Pedro Fonseca)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha em baixa em Chicago e na B3 com clima favorável nos EUA e recuo do petróleo nesta 4ª
StoneX prevê safra de milho dos EUA em 16,16 bi bushels, acima do número do USDA
Milho despenca na B3 acompanhando derrocada em Chicago; alta do dólar ameniza perdas no mercado brasileiro
Milho despenca em Chicago com pressão do petróleo e recua também na B3
Milho dispara quase 2% em Chicago com tensão no Mar Negro e rali do trigo; B3 recua com avanço da safrinha, mas físico segue firme
Demanda volta a dar suporte e futuros do milho passam a subir em Chicago nesta segunda-feira