Colheita de milho do Paraná atinge 13% da área, em ritmo histórico, diz Deral

Publicado em 11/06/2024 11:54

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de milho do Paraná atingiu 13% da área total cultivada no Estado, avanço de seis pontos percentuais na comparação com a semana anterior, e segue bem à frente do índice registrado nos últimos anos nesta época, segundo números do Departamento de Economia Rural (Deral) publicados nesta terça-feira.

O especialista do Deral Edmar Gervásio afirmou que o percentual apurado é um dos maiores para esta época, após o milho ter sido plantado antecipadamente e o tempo seco estimulado o amadurecimento precoce das lavouras, ainda que com redução das produtividades.

"Neste ritmo devemos fechar o mês de junho com mais de um terço colhido, o maior volume da história para a segunda safra de milho (nesta época)", disse Gervásio.

Mas, ao final da safra, a colheita deverá ser menor do que o projetado, por conta de questões climáticas.

"As lavouras ainda a colher mantêm condições de campo estáveis comparado aos últimos 15 dias, isso pode indicar que as perdas de produção tendem a ser amenizadas", afirmou ele, acrescentando que, ainda assim, a estimativa de produção de 13,2 milhões de toneladas deverá ser revisada para baixo no levantamento do final do mês.

A colheita de milho está concentrada na região oeste e centro-oeste do Estado, um dos maiores produtores do cereal do Brasil. "Estas duas regiões juntas têm 50% da área total plantada, que equivale a 1,2 milhão de hectares", notou.

Em Mato Grosso, maior produtor brasileiro, a colheita também está em ritmo acelerado, apontou o Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea) na última sexta-feira.

Com a colheita acelerada, os preços estão em baixa no Brasil, assinalou o Centro de Estudos avançados em Economia Aplicada (Cepea). No acumulado do mês, o recuo é de quase 2%, para 58,22 reais/saca, segundo indicador do centro de estudos da Esalq/USP para a região de Campinas (SP).

O Deral apontou ainda que 82% da área prevista para o trigo na safra atual já está semeada, e que as condições estão boas para 83% do total cultivado.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com mercado lento, cotações do milho recuam na B3 nesta segunda-feira
Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira
Cotações do milho abrem a segunda-feira no campo positivo da Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Com demanda ainda fraca, preços caem em parte das praças
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais