StoneX reduz previsão de 2ª safra de milho do Brasil em 0,64%, com impacto no total

Publicado em 01/07/2024 12:21 e atualizado em 01/07/2024 13:17

 

SÃO PAULO (Reuters) - A segunda safra de milho do Brasil em 2023/24 foi estimada nesta segunda-feira em 92,9 milhões de toneladas, recuo de 600 mil toneladas, ou 0,64% na comparação com a previsão divulgada em junho, de acordo com estimativa da consultoria StoneX.

Com isso, a produção total de milho do Brasil em 2023/24 foi estimada em 121,18 milhões de toneladas, versus 121,75 milhões na previsão do mês anterior.

Isso se compara a um recorde histórico de 139,47 milhões de toneladas na temporada passada, quando o clima favoreceu e a área plantada foi maior.

"O clima mais seco que o normal em grande parte da região produtora continuou afetando negativamente as lavouras, com reduções de produtividade em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins", disse a consultoria, em relatório.

Por outro lado, o rendimento em Mato Grosso do Sul registrou um ajuste positivo.

Em relação ao balanço de oferta e demanda, disse a StoneX, houve um pequeno recuo nos estoques finais estimados para a safra 23/24, que ficaram em 14,32 milhões de toneladas, em decorrência da produção menor.

"Destaca-se que essa queda dos estoques foi amenizada por um ajuste positivo da safra 22/23, resultado de uma revisão na safrinha do Mato Grosso do Sul, o que reforçou os estoques de passagem para o ciclo atual."

A StoneX manteve projeção de exportação de milho de 40 milhões de toneladas, ante recorde de 54,6 milhões no ciclo passado, "em meio ao cenário de menor excedente exportável".

A StoneX não alterou os números da safra de soja em relação a junho, mantendo a previsão em 149 milhões de toneladas, queda de 6% em relação ao recorde do ano passado.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha em baixa pela 5ª sessão consecutiva em Chicago; B3 sente pressão da safrinha
MT inicia colheita de milho da safra 2025/26 com ritmo superior ao ano passado
Milho recua em Chicago com boa expectativa para a safra dos Estados Unidos
Exportações brasileiras de milho até a 3ª semana de maio já superam em mais de cinco vezes o volume embarcado em todo maio de 2025
Milho recua na B3 nesta 2ª feira, com pressão do dólar e sem a referência de Chicago
Milho/Cepea: Atenção se volta ao desenvolvimento da 2ª safra