Milho é afetado pela seca em São Paulo

Publicado em 02/01/2009 14:11
O milho é uma das culturas mais afetadas pela estiagem que atinge o centro-oeste de São Paulo. Vendo a plantação do alto não é possível ter a noção do prejuízo, mas é só entrar no milharal para perceber que o estrago causado pela escassez de chuva foi devastador.

“Dá vontade de chorar, porque é um ano que a gente perdeu, mais um ano”, diz Marcos Néspolo, agricultor.

Marcos plantou 56 hectares de milho e, devido a seca, não vai colher nada nesta safra. “A gente estimava a produção aproximada de 100 sacas por hectare e hoje ela é zero. A produção é de perda de 100%. A gente tinha a esperança de saldar as dívidas nos bancos, de financiamentos que a gente tem, dívidas prorrogadas. Agora, infelizmente nós não sabemos o que fazer”, afirma ele.

No mês de dezembro, a região do Vale do Paranapanema registrou uma média de 50 milímetros de chuva. Apenas um terço do que seria o ideal. Com isso, os produtores de milho calculam uma perda de 80% nas lavouras nesta safra de verão e já começa a derrubar as plantações.

“Isso daqui já está com 100% de perda, então ficou inviável deixar. Então, na minha opinião, eu tenho que eliminar, destruir isso daí, para ver se eu planto outro”, acredita Bendito Prudente, agricultor.

Fonte: Globo Rural

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita, dólar e Chicago pressionam e milho acumula perdas semanais na B3
Colheita deve pressionar milho no Brasil, mas clima dos EUA pode trazer boas oportunidades de venda
Colheita do milho safrinha está adiantada em Ipiranga do Norte (MT), segundo presidente do Sindicato Rural
Milho abre a sexta-feira estendendo as perdas na B3
Milho recua na B3 em quinta-feira de mercado técnico