Plantio do milho chega em 33,2% no Brasil e clima é positivo no Sul
As atividades nas lavouras de milho primeira safra seguem avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (18), 33,2% das áreas de verão já haviam sido semeadas.
O índice subiu dos 31,2% registrados até a semana passada e fica à frente dos 32,3% do mesmo período de 2024, mas ligeiramente atrás dos 34,4% da média dos últimos cinco anos.
O estado com trabalhos mais adiantados é Paraná, com 90%, seguido por Rio Grande do Sul (85%), Santa Catarina (78%), Minas Gerais (3,3%) e São Paulo (3%). Até aqui, 9,5% das áreas ainda estão em emergência e 90,5% avançaram para desenvolvimento vegetativo.
Os técnicos da Conab destacam que as condições climáticas estão favorecendo a execução dos tratos culturais e o desenvolvimento da cultura no Rio Grande do Sul, onde o plantio ainda evolui nas áreas de cultivo tardio.
No Paraná, as precipitações também favoreceram as lavouras e trouxeram alívio para as áreas do norte do estado que apresentavam sintomas de déficit hídrico.
Já em Santa Catarina, o excesso de frio paralisou o plantio, já que baixas temperaturas e pouca luminosidade retardam o crescimento do cereal em algumas regiões.