Maizall destaca desafios e oportunidades do milho em encontro na Colômbia
Os diretores da Maizall participaram, na tarde de segunda-feira (1/12), de um encontro que reuniu associações e instituições privadas envolvidas em toda a cadeia do milho na Colômbia, desde a produção até o consumo. Durante o encontro, a Maizall apresentou os objetivos da Aliança Internacional do Milho, detalhando seus principais pontos, e os representantes do Brasil, dos Estados Unidos e da Argentina mostraram as realidade de produção de milho em cada país.
A programação incluiu ainda uma mesa-redonda em que entidades do setor privado apresentaram um panorama do mercado colombiano. Segundo as associações, o país é extremamente dependente das importações, com mais de 85% do milho consumido na Colômbia vindo de outros países. Por esse motivo, qualquer mudança em legislações e normas de importação podem gerar impactos significativos na segurança alimentar da Colômbia.
As organizações também mostraram seus esforços para manter a liberação e o uso da biotecnologia no país, usando informações técnicas e exemplos internacionais de sucesso nas negociações. Um dos pontos centrais de defesa da liberação de biotecnologia é o incremento de produtividade que esses materiais garantiram aos agricultories colombianos, promovendo melhores condições de produção e renda.