Volta das chuvas ajuda desenvolvimento do milho verão pelo Brasil
As atividades nas lavouras de milho primeira safra seguem avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (13), 77,5% das áreas de verão já haviam sido semeadas.
O índice subiu dos 71,3% registrados até a semana passada, e fica a frente dos 75% do mesmo período de 2024 e a frente dos 70,3% da média dos últimos cinco anos.
Paraná e São Paulo já finalizado as atividades, seguidos por Santa Catarina (99,7%), Minas Gerais (97%), Rio Grande do Sul (90%), Bahia (86%), Goiás (80%), Piauí (8%) e Maranhão (6%).
Até aqui, 7,5% das áreas ainda estão em emergência, 53,2% avançaram para desenvolvimento vegetativo, 22,9% estão em floração, 14,2% avançaram para enchimento de grãos e 2,2% já chegaram na maturação.
Os técnicos da Conab destacam que as chuvas favoreceram o desenvolvimento das lavouras em diversos estados como Minas Gerais, Paraná, Bahia e São Paulo.
As precipitações ocorridas também melhoraram o armazenamento hídrico no rio Grande do Sul, mas áreas que sofreram estresse hídrico não tiveram uma polinização satisfatória.
No Piauí, Maranhão e Pará, o plantio avança acompanhando a ocorrência das precipitações.