Conab indica começo oficial da colheita do milho verão

Publicado em 06/01/2026 11:26
Atividades estão atrás do mesmo período do ano passado e da média dos últimos cinco anos

As atividades nas lavouras de milho primeira safra seguem avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (3), 88,3% das áreas de verão já haviam sido semeadas.             

O índice subiu dos 85,6% registrados até a semana passada, e fica à frente dos 83,7% do mesmo período de 2024 e a dos 83,1% da média dos últimos cinco anos.            

Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás já finalizaram as atividades, seguidos por Bahia (98%), Rio Grande do Sul (95%), Piauí (50%) e Maranhão (39%).   

Até aqui, 3,4% das áreas ainda estão em emergência, 41,2% avançaram para desenvolvimento vegetativo, 22,3% estão em floração, 24% avançaram para enchimento de grãos e 3% já chegaram na maturação. 

Ao mesmo tempo, os trabalhos de colheita da safra de verão também já começaram, com 0,7% da área total brasileira já retirada de campo, índice que é menor do que o 1,1% da safra passada e dos 2,3% da média de cinco anos. 

Os técnicos da Conab destacam que, apesar da persistência das chuvas a colheita foi iniciada no Rio Grande do Sul com boas produtividades sendo obtidas. 

Enquanto isso, a semana foi marcada por forte calor nas regiões produtoras em Minas Gerais, o que pode favorecer a proliferação de pragas. 

Na Bahia, as boas condições climáticas continuam a favorecer a cultura. No Paraná e no Piauí as precipitações favorecem o desenvolvimento das lavouras. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha 6ªfeira estável na B3, mas acumula perdas de até 1,7% na semana
Mercado travado segura preços do milho no Brasil, mas já há sinais de volta da demanda
Chuvas favorecem desenvolvimento do milho no Rio Grande do Sul
Com mercado esperando o USDA de segunda-feira, milho abre a 6ªfeira com estabilidade
Radar Investimentos: Contrato do milho com vencimento em janeiro fechou em queda de R$ 0,20/saca
Clima seco prejudica safra de milho em província da Argentina, diz bolsa