Deral indica início do plantio da segunda safra de milho no Paraná

Publicado em 06/01/2026 13:12
Trabalhos ainda não chegam em 1% do total previsto, enquanto lavouras de verão seguem se desenvolvendo

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.                

As lavouras de milho da safra de verão 2025/26 seguem se desenvolvendo com 20% já em maturação, 53% em frutificação, 20% em floração e 7% ainda em desenvolvimento vegetativo. Até aqui, 93% das plantas foram classificadas como em boas condições, 6% como em médias e 1% em condições ruins.     

Ao mesmo tempo, os trabalhos de plantio da segunda safra de milho já começaram no Paraná, apesar de ainda somarem menos de 1% da área total prevista.            

No relatório, os técnicos do departamento indicam que as lavouras de primeira safra se encontram majoritariamente em fases avançadas, entre frutificação e maturação.  

“O retorno de chuvas regulares em diversas regiões consolidou o potencial produtivo, com expectativas de rendimentos elevados, superando médias históricas em áreas tecnificadas. A colheita para silagem já é realidade em parte do estado, apresentando bons resultados qualitativos”, destaca a publicação.  

“Simultaneamente, o plantio da segunda safra ganha ritmo, priorizado pelos produtores em função da janela de zoneamento e das margens de rentabilidade atrativas do cereal”, acrescentam os técnicos. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha 6ªfeira estável na B3, mas acumula perdas de até 1,7% na semana
Mercado travado segura preços do milho no Brasil, mas já há sinais de volta da demanda
Chuvas favorecem desenvolvimento do milho no Rio Grande do Sul
Com mercado esperando o USDA de segunda-feira, milho abre a 6ªfeira com estabilidade
Radar Investimentos: Contrato do milho com vencimento em janeiro fechou em queda de R$ 0,20/saca
Clima seco prejudica safra de milho em província da Argentina, diz bolsa