China é capaz de garantir abastecimento de milho

Publicado em 15/09/2010 13:14
A China pode garantir o abastecimento de milho, já que a oferta e a procura do grão são equilibradas. Além disso, os fundamentos de mercado não são conducentes para o preço subir na segunda metade do ano, afirmou uma alta funcionária de cereais nesta quarta-feira.

Zeng Liying, vice-diretora da Administração de Cereais do Estado (ACE), fez as declarações em um discurso na quarta Conferência Internacional da Indústria de Milho, que teve início nesta quarta-feira em Dalian, cidade portuária na Província de Liaoning, no nordeste da China.

Zeng expressou que a China é capaz de garantir a autossuficiência em alimento.

"A demanda e o abastecimento de cereais estão basicamente em equilíbrio na China", disse ela. "Nós temos abastecimento suficiente, ou algum superávit, de trigo e outros produtos principais de alimento, com exceção de soja".

No caso de milho, o abastecimento ainda excede a demanda da China, já que a produção tem se estabilizado nos últimos anos, Zeng disse quando fazia comentário sobre o aumento de preços desses grãos em meses recentes.

Conforme os dados da ACE, os preços de milho aumentaram rapidamente desde março até o início de maio e, mais tarde, baixaram um pouco no fim de maio, depois que o governo chinês fortaleceu o macrocontrole do mercado de milho para restringir a especulação.

Mas os preços de milho permaneceram crescentes novamente em junho e ultrapassaram 2.100 yuans (cerca de US$ 312) por tonelada em agosto.

"Nós temos abundantes reservas de milho graças às boas colheitas em 2008 e 2009", Zeng disse, "Por isso, não há nenhum problema para fornecer os grãos ao mercado".

A China, principal produtor e consumidor de milho do mundo, produziu um recorde de 165,91 milhões de toneladas de milho em 2008 e 163,97 milhões de toneladas em 2009.

Tags:

Fonte: CRI Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita, dólar e Chicago pressionam e milho acumula perdas semanais na B3
Colheita deve pressionar milho no Brasil, mas clima dos EUA pode trazer boas oportunidades de venda
Colheita do milho safrinha está adiantada em Ipiranga do Norte (MT), segundo presidente do Sindicato Rural
Milho abre a sexta-feira estendendo as perdas na B3
Milho recua na B3 em quinta-feira de mercado técnico