Compradores de milho pedem ajuda ao governo

Publicado em 03/11/2010 08:18
O grande volume de exportações e as dificuldades causadas por gargalos logísticos levaram indústrias e cerealistas a pedir ao Ministério da Agricultura a prorrogação do prazo de comprovação da aquisição de milho dos produtores com subsídios do Prêmio de Escoamento do Produto (PEP).

Na semana passada, a Câmara Setorial de Milho e Sorgo solicitou ao ministro Wagner Rossi o adiamento das exigências burocráticas, cujo prazo expirou no dia 29 de outubro. Se não comprovar as aquisições, os compradores do milho estão sujeitos a penas e sanções. O ofício também foi enviado ao presidente da Conab, Alexandre Magno de Aguiar.

Para aprovar o pedido, será necessária a autorização do Conselho de Administração da Conab. Hoje, uma decisão colegiada proíbe a prorrogação após a realização de leilões, à exceção de situações de calamidade.

O pedido, subscrito pelo presidente da câmara setorial, o empresário Cesar Borges, vice-presidente da Caramuru Alimentos, argumenta que a prorrogação da comprovação do PEP auxiliaria os arrematantes a ter mais tempo para apresentar os documentos. O volume de milho embarcado pelo Brasil em setembro bateu recorde histórico, chegando a 1,93 milhão de toneladas.

"Isso foi feito à custa de grande congestionamento nos portos, onde o milho disputou espaço com açúcar e soja. Houve, e ainda há, filas de navios para serem carregados", afirmou Borges. Além disso, avaliaram os integrantes da câmara setorial, há lentidão de carregamento do milho no interior do país devido a vários acidentes ocorridos na malha ferroviária de ALL e Vale. "Os terminais de transbordo da rodovia para ferrovia, notadamente em Alto Taquari [MT], enfrentaram recentemente greves-relâmpago e ameaça de greve de parte dos caminhoneiros. Atualmente, Araguari [MG] está em greve", afirma Cesar Borges.

Tags:

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho: mercado futuro finaliza a sessão desta 4ª feira com baixas em Chicago
Presidente da Famato participa de debate sobre a produção brasileira de milho
"Às vezes não é só preço, tem que ter liquidez na venda", diz Presidente da Abramilho
Abramilho destaca crédito como principal desafio do produtor de milho no Brasil
Mercado do milho opera com desvalorização nesta 4ª feira em Chicago