Milho/MT: Vendas antecipadas em 5 meses

Publicado em 01/03/2011 07:26
O bom momento do mercado internacional, que a reboque carrega o milho, tem agitado os negócios no Brasil e no MT. Se o plantio segue lento por conta das chuvas que não deixam liberar hectares para semeadura do grão, as negociações seguem soltas e já garantem pelo menos um recorde à safrinha mato-grossense: o volume negociado de milho no mercado futuro atingiu nível que só visto no Estado a partir de julho. Quem planta quer garantir rentabilidade e quem compra se antecipa para evitar novas altas sobre o grão no decorrer do segundo semestre.

Conforme boletim semanal divulgado ontem (28) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o primeiro levantamento de comercialização de milho revela que 28,8% da produção está comprometido no mercado futuro. “Em anos anteriores, 2008 e 2009, por exemplo, este percentual foi atingido somente um julho. Este fato, em pleno plantio, chama atenção e reflete não apenas a necessidade de compra de insumos, que em sua maioria foi feito na base de troca, como também a atratividade dos preços no mercado futuro de milho neste início do ano”, aponta o boletim.

Conforme a análise do Instituto, em Lucas do Rio Verde (360 quilômetros ao norte de Cuiabá, município que faz a maior safrinha do Estado, a saca esteve cotada a R$ 22,50, enquanto no ano passado foi negociada R$ 10, incremento de 125%. A região sudeste se destaca com 32,6% do grão comercializado, seguido pela região médio norte, com 29,6%, e o centro-sul, com 29,3%. O Imea projeta até o momento, uma área planta cerca de 7% inferior ao registrado no ciclo passado, a cobertura passaria de 1,94 milhão de hectares para 1,81 milhão.

Tags:

Fonte: Diário de Cuiabá

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita, dólar e Chicago pressionam e milho acumula perdas semanais na B3
Colheita deve pressionar milho no Brasil, mas clima dos EUA pode trazer boas oportunidades de venda
Colheita do milho safrinha está adiantada em Ipiranga do Norte (MT), segundo presidente do Sindicato Rural
Milho abre a sexta-feira estendendo as perdas na B3
Milho recua na B3 em quinta-feira de mercado técnico