Milho safrinha avança 26,6% em MT

Publicado em 09/03/2011 16:23
No campo, o grande problema é com o milho safrinha. A maioria dos agricultores não conseguiu semear o grão na data estipulada porque a colheita da soja, que ocupa o campo, atrasou. O plantio do milho na segunda safra 2010/11 em Mato Grosso avançou nessa última semana em 26,6%. O que de fato representa 72,5% da área total do grão semeada.

Apesar desse avanço, ainda nota-se um declínio de 23,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse atraso se deve aos dias contínuos das chuvas em todo Mato Grosso. Há casos de perdas na colheita da oleaginosa, comprometendo a área semeada de milho prevista em 1.8 milhão/ha, aponta estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).

A região Médio-norte se destacou, avançando 33,5% na semana, quantific ando um total de 81% da área destinada ao milho já plantada. A região Oeste avançou apenas 17,7%, somando um total de 51% da área total. Por causa deste atraso, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Glauber Silveira, estima uma redução na área ocupada com milho safrinha no estado. O período considerado ideal para o plantio safrinha é até o dia 20 de fevereiro para garantir uma boa colheita. Depois desta data, a lavoura pode ser prejudicada pelo começo da seca.

“A grande preocupação em relação ao plantio de milho, se for muito tardio é a questão da seca e, consequentemente, a cada dia que passa os riscos tendem aumentar principalmente no que diz respeito às condições climáticas”, considera Glauber. Segundo ele, a probabilidade de perdas aumenta com o passar dos dias.

Confira abaixo o acompanhamento da 2ª safra de milho.

https://www.imea.com.br/upload/publicacoes/arquivos/11_03_04_ICSoja...pdf

https://www.imea.com.br/upload/publicacoes/arquivos/2011_03_04_IPMilho.pdf

Tags:

Fonte: Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Presidente da Famato participa de debate sobre a produção brasileira de milho
"Às vezes não é só preço, tem que ter liquidez na venda", diz Presidente da Abramilho
Abramilho destaca crédito como principal desafio do produtor de milho no Brasil
Mercado do milho opera com desvalorização nesta 4ª feira em Chicago
Radar Investimentos: Segunda safra de milho está 100% plantada no Paraná