Milho: colheita avança e chega a 14% em Mato Grosso

Publicado em 04/07/2011 11:28
Entre a terceira e quarta semana após o início da colheita do milho em Mato Grosso, houve um leve avanço nos trabalhos realizados. De acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), já foram colhidos 14,6% da área plantada no Estado ou aproximadamente 250 mil hectares. A área total plantada está estimada em 1,7 milhão de hectares.

Mesmo com este avanço, a colheita do grão continua atrasada. Desta vez, o percentual de atraso subiu para 26,5%, em comparação com o mesmo período do ano passado, em que já haviam sido colhidos 41,1%. Até a semana passada, o atraso no processo estava em 19,8%.

A principal região produtora do grão, Médio-Norte (841,5 mil hectares), continua como a mais avançada na colheita com 19,8%. Norte (13,6 mil hectares) já retirou 18,7% do milho das lavouras. Nordeste (72 mil hectares) colheu 14,6%. Noroeste (58,4 mil hectares) efetuou a colheita de 12,7% do total.

O Oeste (256,1 mil hectares) efetuou a colheita de 12,3% de sua área. Já as regiões Sudoeste (402,5 mil hectares) e Centro-Sul (108 mil hectares) colheram, respectivamente, 7,5% e 7,1% de suas áreas.

Conforme Só Notícias/Agronotícias já informou, o instituto projeta que a produção do milho mato-grossense deve sofrer queda de 10% em relação a safra passada. Naquela oportunidade, foram produzidos 8,4 milhões de toneladas e nesta safra a projeção é de colher 7,5 milhões de toneladas. A perda de produtividade pode ser explicada pelo atraso do plantio de milho, devido ao atraso do plantio de soja, além da falta de chuva para germinar a planta.

Tags:

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho: mercado futuro finaliza a sessão desta 4ª feira com baixas em Chicago
Presidente da Famato participa de debate sobre a produção brasileira de milho
"Às vezes não é só preço, tem que ter liquidez na venda", diz Presidente da Abramilho
Abramilho destaca crédito como principal desafio do produtor de milho no Brasil
Mercado do milho opera com desvalorização nesta 4ª feira em Chicago