Milho: Movimentação de venda rompe referências em Mato Grosso

Publicado em 29/09/2011 08:54
Grão só começa a ser plantado em 2012, mas produção está vendida.
A cinco meses do início do plantio do milho segunda safra, em Mato Grosso, quase 50% da produção estimada em 8,90 milhões de toneladas do grão está comercializada. A movimentação do mercado vem surpreendendo analistas pelo volume de contratos de venda antecipada que estão sendo firmados, numa clara evidência da demanda mundial pelo grão. Até o final da semana passada cerca de 4 milhões t haviam sido negociadas pelos produtores mato-grossenses.

Conforme estimativas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a nova safra do milho – que começará a ser cultivada a partir de janeiro e fevereiro de 2012 – será 27,3% maior em comparação à colheita de 2011, quando o Estado produziu 6,99 milhões de toneladas. O incremento das vendas antecipadas pode até mesmo alterar a previsão inicial do Instituto que crê em um incremento de 14,2% sobre a área plantada, que passaria de 1,75 milhão de hectares (ha) para 2 milhões. Na medida em que há prospecção de aumentar a área plantada na segunda safra com o milho, o sojicultor antecipa o plantio da soja. Em Mato Grosso, a precocidade da soja é o maior indicativo do tamanho que o milho terá, já que o grão é plantado na medida em que a oleaginosa é colhida, ou seja, o milho ocupa a mesma área da soja.

Conforme o Imea, da safra 2011 do milho existe cerca de 5% em estoque. “E já temos 45% da nova produção está comprometida”. Conforme os analistas do órgão, fica impossível estabelecer um comparativo, pois, no histórico, o momento mais precoce de comercialização ocorreu sempre próximo da colheita, geralmente um ou dois meses antes, “portanto, faltam números passados, pois nunca ocorreu com tanta precocidade”.

Chama a atenção do mercado é que as vendas do milho se concretizam antes mesmo do plantio da soja a ponto de as duas culturas atingirem patamares de comprometimento muito próximos. “De agora em diante o plantio de soja será determinante para uma elevação desses números, pois, quanto mais se estender a estiagem, menor ficará a janela para o plantio e exploração do maior potencial da cultura do milho”. Conforme recomendações agronômicas, a “janela de plantio” é o melhor período à cultura, ou seja, no Estado, o intervalo se encerra em 28 fevereiro, porque após a data o fluxo de chuvas diminuiu e prejudica o desenvolvimento da planta e conseqüente formação das espigas.

Tags:

Fonte: Diário de Cuiabá

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita, dólar e Chicago pressionam e milho acumula perdas semanais na B3
Colheita deve pressionar milho no Brasil, mas clima dos EUA pode trazer boas oportunidades de venda
Colheita do milho safrinha está adiantada em Ipiranga do Norte (MT), segundo presidente do Sindicato Rural
Milho abre a sexta-feira estendendo as perdas na B3
Milho recua na B3 em quinta-feira de mercado técnico