Preços do petróleo caem com interrupções de vacinação contra Covid-19 na Europa

Publicado em 16/03/2021 16:43

Os preços do petróleo recuaram pela terceira sessão consecutiva nesta terça-feira, após Alemanha, França e outros países europeus suspenderem o uso de uma importante vacina contra o coronavírus, ameaçando a recuperação da demanda por combustíveis.

O petróleo Brent fechou em queda de 0,49 dólar, a 68,39 dólares por barril, enquanto o petróleo dos Estados Unidos (WTI) recuou 0,59 dólar, para 64,80 dólares o barril.

Mais cedo neste mês, o Brent chegou a atingir o mais alto nível desde o início de 2020, enquanto o WTI tocou o patamar mais elevado desde 2018.

Alemanha, França e Itália anunciaram a suspensão do uso da vacina contra Covid-19 de Oxford/AstraZeneca após relatos de possíveis efeitos colaterais graves, embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha afirmado que não há qualquer ligação com a vacina.

A agência reguladora de medicamentos da Europa, por sua vez, disse que os benefícios da vacina da AstraZeneca superam seus riscos. Investidores estão preocupados com a possibilidade de o ritmo lento da vacinação na União Europeia afetar a recuperação econômica e a demanda por combustíveis.

"Para que a demanda por petróleo se recupere totalmente, é necessário ocorrer uma inoculação rápida e bem-sucedida da população global", disse Bjornar Tonhaugen, head de mercados de petróleo da Rystad Energy. "Antes desse revés recente, havia a positividade de que as campanhas de vacinação em andamento estavam no caminho certo."

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petrobras faz carregamento de diesel da Índia em navio-tanque de petróleo após atrasos
Petróleo recua apos dados de emprego nos EUA; tem maior perda semanal em 3 meses
Petróleo atinge mínimas de 7 semanas, foco muda para economia
Produção de petróleo do Brasil cai 2,7% em março ante fevereiro, diz ANP
Petróleo cai com maior produção de petróleo dos EUA e esperanças de cessar-fogo Israel-Hamas