Preços do petróleo recuam com receio de que a variante Ômicron possa reduzir a demanda

Publicado em 13/12/2021 18:48

Por Scott DiSavino

NOVA YORK (Reuters) - Os contratos futuros do petróleo recuaram nesta segunda-feira com as preocupações de que o aumento dos casos de coronavírus em todo o mundo poderia reduzir a demanda de petróleo, à medida que surgiam novas dúvidas sobre a eficácia das vacinas contra a variante Ômicron.

Os futuros do petróleo Brent caíram 0,76 dólar, ou 1,0%, para fechar em 74,39 dólares o barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) recuou 0,38 dólar, ou 0,5%, para fechar em 71,29 dólares.

A variante Ômicron, relatada em mais de 60 países, representa um risco global "muito alto", com algumas evidências de que foge da proteção da vacina, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo elevou sua previsão de demanda mundial de petróleo para o primeiro trimestre de 2022, mas manteve sua previsão de crescimento para o ano inteiro estável, dizendo que a variante Ômicron teria um impacto moderado à medida que o mundo se acostumasse a lidar com a pandemia de Covid-19.

Governos em todo o mundo, incluindo mais recentemente o Reino Unido e a Noruega, estavam endurecendo as restrições para impedir a disseminação da variante Ômicron.

Pelo menos uma pessoa morreu no Reino Unido após contrair Ômicron, a primeira morte confirmada publicamente em todo o mundo pela variante que se espalhou rapidamente.

(Reportagem adicional de Bozorgmehr Sharafedin em Londres e Yuka Obayashi em Tóquio)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve na Petrobras atinge 6 refinarias e 16 plataformas, diz FUP
Amplo suprimento de petróleo protege China de interrupção na Venezuela, por enquanto
Petróleo registra perda semanal por preocupações com excesso de oferta
Petrobras eleva em 30% consumo de óleo vegetal em 2025 para coprocessamento em refinarias
UE e G7 avaliam proibição de serviços marítimos para exportações de petróleo da Rússia e fim do teto de preços
Petróleo sobe com expectativas de corte na taxa de juros do Fed