Preço do Brent fecha a US$80/barril após Opep+ manter alta de produção para fevereiro

Publicado em 04/01/2022 18:06 e atualizado em 05/01/2022 10:45

(Reuters) - O petróleo Brent saltou nesta terça-feira para 80 dólares por barril, seu maior nível desde novembro, depois que a Opep+ concordou em manter o aumento de produção planejado para fevereiro com base nas indicações de que a variante do coronavírus Ômicron teria apenas um leve impacto na demanda.

O Brent subiu 1,02 dólar, ou 1,3%, a 80 dólares o barril, quase de volta ao nível que estava em 26 de novembro, quando os relatórios da nova variante apareceram pela primeira vez, provocando uma queda de mais de 10% nos preços naquele dia.

Já o petróleo nos EUA (WTI) subiu 0,91 dólar, ou 1,2%, para 76,99 dólares.

"O mercado de petróleo está em alta hoje como resultado do otimismo proveniente da reunião mensal da Opep+, que está ajudando os preços do petróleo a subirem", disse o chefe de mercados de petróleo da Rystad Energy, Bjornar Tonhaugen.

A Opep+, que reúne a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, concordou em manter o aumento planejado de 400.000 barris por dia (bpd) na produção de petróleo em fevereiro.

Sua decisão reflete um alívio de preocupações com um grande superávit no primeiro trimestre, bem como o desejo de dar orientações consistentes ao mercado.

A Casa Branca saudou a decisão da Opep+ de continuar a aumentar a produção, o que ajudará a facilitar a recuperação econômica, disse um porta-voz.

"Parece que o mercado está apostando que a Ômicron é o começo do fim da Covid-19", disse Scott Shelton, especialista em energia da United ICAP.

(Reportagem adicional de Bozorgmehr Sharafedin em Londres; Sonali Paul em Melbourne e Muyu Xu em Pequim)

 

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo cai antes da reunião da Opep+ e fecha semana com perda
Opep+ trabalha em acordo complexo de corte de produção para 2024-2025, dizem fontes
Produção de petróleo dos EUA aumenta em março, enquanto fornecimento de refinados cai
Petróleo cai pela 4ª sessão seguida com incerteza sobre inflação nos EUA
Petróleo cai pelo 3º dia seguido com perspectiva de juros ainda elevados nos EUA