Exportações de petróleo da Arábia Saudita atingem alta de quatro meses em outubro

Publicado em 18/12/2024 08:06

18 de dezembro (Reuters) - As exportações de petróleo bruto da Arábia Saudita em outubro atingiram seu nível mais alto em quatro meses, mostraram dados da Joint Organizations Data Initiative (JODI) na quarta-feira.

As exportações de petróleo bruto do maior exportador do mundo em outubro aumentaram em 0,174 milhão de barris por dia (bpd), para 5,925 milhões de bpd, de 5,751 milhões de bpd em setembro.

Ao mesmo tempo, a produção da Arábia Saudita caiu ligeiramente para 8,972 milhões de bpd, de 8,975 milhões de bpd em setembro.

A produção de petróleo bruto das refinarias sauditas caiu 0,019 milhões de bpd, para 2,737 milhões de bpd, mostraram os dados, enquanto a queima direta de petróleo bruto diminuiu 156.000 bpd, para 362.000 bpd.
Riad e outros membros da OPEP fornecem números mensais de exportação ao JODI, que os publica em seu site.

No início deste mês, a OPEP+ adiou os aumentos na produção de petróleo até abril de 2025 e estendeu a redução total dos cortes por um ano, até o final de 2026.

Na semana passada, a OPEP cortou sua previsão de crescimento da demanda global de petróleo para 2024 pelo quinto mês consecutivo e no maior valor até agora, após uma série de rebaixamentos que destacam o papel instável da China como motor do crescimento da demanda mundial.

Apesar dos cortes prolongados de petróleo da OPEP+, a Agência Internacional de Energia disse na quinta-feira que o mercado global de petróleo estaria confortavelmente abastecido até 2025.


Reportagem de Anushree Mukherjee em Bengaluru Edição de Christina Fincher

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo sobe com expectativas de corte na taxa de juros do Fed
Petróleo sobe após EUA e Rússia não chegarem a acordo para acabar com guerra na Ucrânia
Petróleo recua 1% com esperanças de paz entre Rússia e Ucrânia e temor de excesso de oferta
Produção mensal de petróleo no Brasil supera 4 mi barris/dia em média pela 1ª vez
Produção de petróleo no Brasil cresce 23,2% em outubro, diz ANP
Petróleo sobe mais de 1% com tensões geopolíticas e manutenção da produção pela Opep