Petroleiros rejeitam contraproposta da Petrobras e aprovam estado de greve, diz FUP

Publicado em 10/11/2025 15:08 e atualizado em 10/11/2025 16:29

 

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Petroleiros rejeitaram a contraproposta de acordo coletivo de trabalho apresentada pela Petrobras e aprovaram estado de greve e assembleia permanente, disse a Federação Única dos Petroleiros (FUP) nesta segunda-feira.

A decisão, aprovada por ampla maioria, foi consolidada nas assembleias realizadas pelos 14 sindicatos que compõem a FUP, concluídas na última sexta-feira, de acordo com a entidade.

O estado de greve é um status antecedente à greve e significa a possibilidade do início do movimento a qualquer momento, sem necessidade de novas assembleias ou outros procedimentos, afirmou a FUP.

A FUP disse que comunicou oficialmente o resultado das assembleias à Petrobras e controladas da estatal, "cobrando a retomada imediata das negociações do ACT 2025".

Uma nova reunião foi agendada para esta terça-feira, quando a direção da Petrobras deverá apresentar "respostas sobre o Plano de Desligamento Voluntário (PDV) e as mudanças unilaterais nas jornadas de trabalho de médicos e odontologistas -- medidas criticadas pela federação por violarem o processo de negociação coletiva", acrescentou.

(Por Marta Nogueira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo sobe 1% com tensão no Oriente Médio
Petróleo fecha quase estável com tensões entre Irã e EUA e dados dos EUA em foco
Petróleo sobe mais de 1% após EUA pedirem cautela para embarcações próximas ao Irã
Petróleo sobe por preocupações com possível conflito entre Irã e EUA
Brasil amplia venda de petróleo para China e Índia enquanto EUA priorizam fluxos da Venezuela
Petróleo cai quase 3% antes de negociações entre EUA e Irã