Veto à prorrogação do CAR gera protestos no Paraná

Publicado em 22/04/2015 07:40

A declaração da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, de que o prazo para elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) não será prorrogado despertou protestos no campo. A Federação da Agricultura do Paraná (Faep), encaminhou novo ofício a Brasília dizendo que a não extensão do prazo representa um “desrespeito inominável” aos agricultores.

O CAR equivale à primeira etapa na adequação ao Novo Código Florestal, e a atual data limite para fazer o registro dos imóveis rurais é o próximo dia 5 de maio. O agronegócio pede a prorrogação do prazo por mais um ano.

Havia expectativa de que o pleito fosse atendido, mas a fala da ministra — feita durante visita a ExpoLondrina na semana passada — mudou o cenário. Ela destacou que há assimetria entre os estados. “Tem regiões que estão muito bem. Mato Grosso, por exemplo, está com 80% [dos cadastros] preenchidos. A região Sul, principalmente por causa do pequeno agricultor, está muito atrasada”, apontou. Até o início do mês 13% da área paranaense haviam sido registradas.

Leia o conteúdo na integra no site Gazeta do Povo.

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EPI agrícolas: ensaios intermediários para certificação de processos passam a ser obrigatórios a cada 20 meses
Secretaria de Agricultura libera R$ 100 milhões para seguro rural, maior valor da história de SP
Faesc apoia propostas da CNA para  Plano Safra 2024/2025
Créditos da Desenvolve SP para projetos do agronegócio estimulam sustentabilidade e o avanço da tecnologia no setor; empresa de Jundiaí ampliou seus negócios
Reforma Tributária não deve incluir “Imposto sobre o Carbono”