Prorrogação das dívidas dos produtores rurais do Matopiba é discutida no Mapa

Publicado em 31/08/2016 16:55

A prorrogação dos custeios e das parcelas de investimento referente à safra 2015/2016 deu a tônica da reunião entre o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Cézar Busato, e do Secretário de Políticas Agrícola do Mapa, Neri Gueller. Os dois se encontraram, nesta terça-feira (30), em Brasília, para tentar atender essa demanda dos produtores rurais afetados pela severa estiagem que castigou o Matopiba.

A reivindicação da categoria se arrasta desde o mês fevereiro, mas tem enfrentado entraves no Conselho Monetário Nacional (CMN), que se recusa a diminuir as taxas de juros dos financiamentos.

A pauta já foi novamente encaminhada ao CMN e será discutida na próxima sexta-feira (2) entre representantes do Conselho e o secretário de Política Agrícola do Mapa. Na ocasião, Gueller deve apresentar nova proposta, na tentativa de acabar com o impasse.

Também participaram da reunião o diretor executivo da Abrapa, Marcio Portocarrero; e o presidente da Aprosoja, Marcos da Rosa.

Fonte: Aiba

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Decisão do STF sobre marco temporal pode travar investimentos no campo e acirrar conflitos, avalia advogada
Comissão de Finanças aprova acesso de cooperativas aos fundos de desenvolvimento regional
CRA aprova avaliação do Programa Nacional de Reforma Agrária
Morosidade na análise de moléculas leva Comissão de Agricultura a cobrar posicionamento do Mapa
Mudança na tributação do arrendamento rural avança na Câmara
Sob relatoria de Lupion, CAPADR aprova novo marco para renegociação de dívidas rurais