Câmara deve fixar prazo para apresentação do Plano Safra

Publicado em 20/09/2016 07:24

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (13), o Projeto de Lei5109/16, que determina que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresente até o dia 15 de abril de cada ano o Plano Agrícola e Pecuário (PAP).

De autoria do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), o projeto acrescenta dispositivo à Lei 8.171/91, que trata da política agrícola. A lei já estabelece que o planejamento agrícola seja feito, de forma democrática e participativa, através de planos nacionais de desenvolvimento agrícola plurianuais, planos de safras e planos operativos anuais.

O parecer do relator, deputado Dilceu Sperafico (PP-PR), foi favorável à proposta. Ele destaca que o Plano Agrícola e Pecuária é o principal instrumento direcionador das políticas públicas destinadas ao setor agropecuário, sendo elaborado anualmente e tratando, por exemplo, das condições financeiras e dos volumes de recursos destinados às linhas de crédito rural.

“Nos últimos anos, o Ministério da Agricultura tem apresentado o PAP ainda no primeiro semestre, todavia a inexistência de prazos previamente estipulados gera expectativa e apreensão aos integrantes do setor”, ressalta Sperafico.

O prazo de 15 de abril é o mesmo previsto para o Poder Executivo encaminhar ao Congresso Nacional a Lei de Diretrizes Orçamentárias. O relator salienta que todos os recursos destinados ao PAP devem estar previstos e dentro dos limites estabelecidos pela legislação orçamentária. “Por esse motivo, o prazo sugerido mostra-se razoável, de forma que todos os recursos necessários sejam inseridos na previsão orçamentária do ano seguinte”, acrescenta.

Tramitação

A proposta será analisada ainda, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CRA aprova avaliação do Programa Nacional de Reforma Agrária
Morosidade na análise de moléculas leva Comissão de Agricultura a cobrar posicionamento do Mapa
Mudança na tributação do arrendamento rural avança na Câmara
Sob relatoria de Lupion, CAPADR aprova novo marco para renegociação de dívidas rurais
Trump anuncia pacote de US$12 bilhões para agricultores atingidos pela guerra comercial
FPA blinda seguro rural e defesa agropecuária de cortes orçamentários para 2026