Farsul propõe aumento de percentual dos depósitos compulsórios para o Crédito Rural

Publicado em 09/03/2017 07:18

A diferença entre os valores anunciados como disponíveis ao produtor e aqueles que são efetivamente contratados é cada vez maior, conforme dados do Banco Central. Esse cenário preocupa a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) que encaminhou proposta, ao Ministério da Agricultura e CNA, de aumento do percentual dos depósitos compulsórios bancário que são destinados às operações de Crédito Rural oficial – custeio e comercialização já para o Plano Safra 2017/2018.

Os depósitos compulsórios são a base do funding do Crédito Rural, o que daria lastro ao financiamento, diferente do que vem acontecendo com o Plano Safra, principalmente nos últimos três anos. Para o vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira,  “um anúncio sem possibilidade de ser atingido apenas cria um ambiente de instabilidade e estresse, uma vez que os bancos são forçados a aumentar a seletividade”, afirma.

No atual quadro, há menos recursos disponíveis para o Crédito Rural oficial em virtude da queda nos depósitos à vista e em poupança. Com a redução da inflação nos últimos meses, que indica o cumprimento da meta neste ano, o Banco Central vem relaxando a política monetária com a Taxa Selic. Ao mesmo tempo, o setor financeiro pressiona para a alteração do percentual dos depósitos compulsórios bancários.  

Conforme o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, a proposta se alinha com a nova realidade macroeconômica, mas com característica mais conservadora do que querem os bancos. “Essa medida mantém o controle sobre o multiplicador monetário e ainda aumenta o funding para o crédito rural, agradando produtores rurais e também às instituições financeiras”, explica.

Fonte: Farsul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Decisão do STF sobre marco temporal pode travar investimentos no campo e acirrar conflitos, avalia advogada
Comissão de Finanças aprova acesso de cooperativas aos fundos de desenvolvimento regional
CRA aprova avaliação do Programa Nacional de Reforma Agrária
Morosidade na análise de moléculas leva Comissão de Agricultura a cobrar posicionamento do Mapa
Mudança na tributação do arrendamento rural avança na Câmara
Sob relatoria de Lupion, CAPADR aprova novo marco para renegociação de dívidas rurais