Nilson Leitão pede redução da alíquota do Funrural em reunião com Padilha

Publicado em 26/07/2017 14:05

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), esteve reunido, nesta terça-feira (25), com ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Na pauta, licenciamento ambiental e Fundo de Assistência do Trabalhador Rural (Funrural).

"Mesmo em período de recesso parlamentar, precisamos alinhar questões importantes que vão entrar na pauta no início dos trabalhos legislativos. Viemos pedir a sensibilidade do governo federal para trabalhar pela redução da alíquota de contribuição do Funrural que tem onerado o setor", disse Leitão.

O ministro informou que a Casa Civil já trabalha em um texto de Medida Provisória que deve trazer fôlego aos produtores rurais de todo o país. "Vamos analisar as solicitações e dar andamento de forma que possamos regularizar a situação", disse.

Estima-se que o impacto para os produtores rurais, quando da manifestação do Supremo Tribunal Federal, em 2011, que decidiu pela constitucionalidade da cobrança,  ficou entre R$ 7 bilhões e R$10 bilhões. 
"Quem manteve o recolhimento do Funrural, mesmo com a liminar ou fez o depósito judicial, está tranquilo porque fez o pagamento. Agora, quem se amparou na liminar e não recolheu a contribuição desde 2011, teria que pagar retroativamente com juros, correção e multa. A ideia é que possamos corrigir esta distorção”, explica o presidente da FPA. 

A expectativa é que o texto seja publicado pelo governo federal nas próximas semanas.

Fonte: FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Decisão do STF sobre marco temporal pode travar investimentos no campo e acirrar conflitos, avalia advogada
Comissão de Finanças aprova acesso de cooperativas aos fundos de desenvolvimento regional
CRA aprova avaliação do Programa Nacional de Reforma Agrária
Morosidade na análise de moléculas leva Comissão de Agricultura a cobrar posicionamento do Mapa
Mudança na tributação do arrendamento rural avança na Câmara
Sob relatoria de Lupion, CAPADR aprova novo marco para renegociação de dívidas rurais