Ações europeias reduzem perdas após mínima de 13 meses por otimismo com EUA

Publicado em 16/10/2014 15:35

Por Atul Prakash

LONDRES (Reuters) - As ações europeias reduziram as perdas no final do pregão desta quinta-feira após atingirem mínima de 13 meses por preocupações de que o crescimento global esteja desacelerando, acompanhando a recuperação das bolsas nos Estados Unidos após novos dados econômicos.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, caiu 0,49 por cento, a 1.245 pontos, depois de ter recuado 2,9 por cento, para 1.215 pontos, menor nível desde setembro do ano passado. O índice perdeu cerca de 13 por cento em quatro semanas.

As ações norte-americanas avançavam depois que dados mostraram que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego no país caíram para o menor nível em 14 anos. Além disso, o presidente do Fed de St Louis, James Bullard, disse que o banco central dos EUA pode manter suas compras de títulos, já que as expectativas de inflação caíram.

"O mercado estava extremamente 'sobrevendido' tecnicamente e investidores estavam buscando uma desculpa para voltar ao mercado", disse o diretor de pesquisa do BNP Paribas Fortis Global Markets, Philippe Gijsels.

"As declarações de Bullard, embora sejam uma repetição de suas afirmações anteriores, forneceram uma oportunidade a investidores de encerrar algumas de suas posições vendidas antes do fim de semana. Podemos avançar amanhã em cima da recuperação que vimos hoje."

O índice de força relativa (RSI) do FTSEurofirst 300 caiu para 19,6 nesta quinta-feira, menor patamar em mais de três anos. Um nível abaixo de 30 é considerado tecnicamente como "sobrevendido" e normalmente atrai compradores.

Analistas disseram que ações cíclicas, que são mais sensíveis a condições econômicas, permanecerão sob pressão já que as preocupações com o crescimento global continuam. Preços mais fracos do petróleo podem afetar mais as empresas de energia, disseram.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,25 por cento, a 6.195 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,13 por cento, a 8.582 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,54 por cento, a 3.918 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,21 por cento, a 18.083 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,72 por cento, a 9.669 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 3,21 por cento, a 4.916 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron