Sartori lidera no RS com 53% dos votos contra 37% de Tarso (PT)

Publicado em 21/10/2014 23:24
Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira

O Ibope divulgou nesta terça-feira (22) uma pesquisa sobre a disputa para o governo gaúcho que mostra o peemedebista José Ivo Sartori mantendo a liderança.

Segundo o instituto, ele tem 53% das intenções de voto contra 37% do governador Tarso Genro (PT), que tenta a reeleição.

Votos brancos e nulos somam 8%. Não souberam ou não responderam 3%. No critério dos votos válidos, que exclui brancos e nulos, Sartori vence por 59% a 41%. O levantamento foi feito entre sábado (18) e segunda-feira (20).

Na pesquisa anterior, da semana passada, Sartori tinha 52% dos votos totais e Tarso, 34%.

O peemedebista venceu o primeiro turno com oito pontos percentuais de vantagem sobre o governador. Desde então, obteve o apoio da maioria dos partidos do Estado e do presidenciável tucano Aécio Neves. Tarso faz sua campanha colada à da presidente Dilma Rousseff.

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os números RS-00031/2014 e BR-01149/2014.

Perillo (PSDB) amplia vantagem na disputa em Goiás, aponta Ibope

O governador de Goiás e candidato à reeleição, Marconi Perillo (PSDB), lidera a disputa do segundo turno com 19 pontos percentuais à frente de seu adversário, Iris Rezende (PMDB), segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (21).

De acordo com o levantamento, Perillo tem 54% dos votos, ante 35% do ex-governador Rezende. Na pesquisa anterior, de 15 de outubro, o tucano aparecia com 50%, 11 pontos à frente do peemedebista, que tinha a preferência de 39% dos eleitores.

O total de eleitores que disseram votar em branco ou nulo caiu de 8% para 6%, enquanto o de indecisos subiu de 3%, na primeira pesquisa, para 5% no levantamento atual.

Se considerados apenas os votos válidos, Perillo tem 60%, ante 40% de Iris Rezende. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Rollemberg mantém liderança em segundo turno no DF, diz Ibope

O candidato do PSB ao governo do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, mantém a liderança na disputa de segundo turno com 57% das intenções de voto, contra 43% de Jofran Frejat (PR), candidato apoiado pelo ex-governador José Roberto Arruda (PR), que teve a candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa. Os dados são de pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo e divulgada nesta terça-feira (21).

Em relação à pesquisa anterior, o cenário continua dentro da margem de erro. No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 13, Rollemberg tinha 60% e Frejat, 40%.

Foram ouvidos 2.002 eleitores do DF entre os dias 18 e 20 de outubro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A taxa de rejeição (quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum) é de 41% para Frejat e 29% para Rollemberg.

Fonte: Folha de S. Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética