Planalto pede que ministros entreguem cartas de demissão hoje

Publicado em 11/11/2014 11:03 e atualizado em 11/11/2014 14:00

Por Lauro Jardim

Radar on-line com Thiago Prado e Guilherme Amado

Durante toda a tarde de ontem, a Casa Civil entrou em contato com todos os ministérios para fazer um pedido especial: os ministros deviam entregar seus pedidos de demissão hoje para facilitar a nomeação do novo time de Dilma Rousseff. 

Em Veja: Marta Suplicy pede demissão do Ministério da Cultura

Por Gabriel Castro, na VEJA.com. 

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, pediu demissão nesta terça-feira. Ela entregou à Casa Civil da Presidência da República uma carta na qual informa sua decisão de deixar o cargo. Após a confirmação de que Guido Mantega não permanecerá na Fazenda no próximo ano, esta é a primeira troca confirmada na equipe ministerial.

Apesar de agradecer à presidente Dilma Rousseff pela oportunidade e de exaltar o próprio trabalho à frente da pasta, Marta menciona na carta as “inúmeras demandas e carências orçamentárias” do ministério. “Em meio a inúmeras demandas e carências orçamentárias do Ministério da Cultura, focamos nosso trabalho em valores que nos são preciosos”, disse.

No texto, a ministra demissionária também diz esperar que o governo resgate “a confiança e a credibilidade”. “Todos nós, brasileiros, desejamos, neste momento, que a senhora seja iluminada ao escolher sua nova equipe de trabalho, a começar por uma equipe econômica independente, experiente e comprovada, que resgate a confiança e credibilidade ao seu governo e que, acima de tudo, esteja comprometida com uma nova agenda de estabilidade e crescimento para o nosso país”, afirmou.

Distância – A forma como a demissão ocorre, sem um encontro presencial com Dilma, mostra como Marta nunca foi uma figura próxima à presidente. A senadora chegou ao ministério em setembro de 2012, no lugar de Ana de Hollanda. Na época, Dilma atendeu a um pedido do ex-presidente Lula, que buscava agradar Marta em troca do engajamento dela na campanha do então candidato a prefeito Fernando Haddad (PT). Além disso, com a ida da petista para o governo, o PR ganhou uma cadeira no Senado: o suplente dela é Antonio Carlos Rodrigues, que exerceu o mandato nesse período.

Marta volta ao Senado no momento em que o também petista Eduardo Suplicy (SP) deixa a Casa. Ele perdeu o posto para José Serra (PSDB-SP) nas eleições deste ano. Como os tucanos também possuem a cadeira de Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), o PT ficaria sem um nome na bancada paulista da Casa.

 

No Notícias Agrícolas: Em missão oficial, Geller deve se posicionar sobre pedido coletivo de demissão só na semana que vem.

 

O Ministro da Agricultura ,Pecuária e Abastecimento, Nery Geller  está em missão oficial na China e de acordo com a assessoria de imprensa do MAPA só deve se posicionar sobre o pedido coletivo de demissão feito pela presidente Dilma Rousseff na próxima terça-feira (18). De acordo ainda com a assessoria, o Ministério da Agricultura  não recebeu nenhum comunicado oficial da Presidência da República até o momento.

Fonte: Veja.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron