Mais de 7 milhões de brasileiros ainda passam fome

Publicado em 18/12/2014 14:13

Um em cada quatro lares brasileiros ainda vivia em 2013 algum grau de "insegurança alimentar", constatou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, os casos mais graves de fome atingiram 3,2% (2,1 milhões) dos domicílios, o que equivale a 7,2 milhões de habitantes.

Mesmo assim, o Suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2013 divulgado nesta quinta-feira mostrou que o porcentual de brasileiros que passavam fome ou estiveram perto de passar fome caiu, enquanto a proporção de domicílios com acesso adequado aos alimentos aumentou nos últimos anos.

A pesquisa usou a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). A EBIA considera segurança alimentar (SA) domicílios em que os moradores tiveram acesso a alimentos em qualidade e em quantidade adequadas e não estiveram na iminência de sofrer restrição de alimentação nos noventa dias anteriores à entrevista. Em Insegurança Alimentar Leve (IL) estão lares em que houve preocupação com a quantidade e a qualidade dos alimentos. Já a Insegurança Alimentar Moderada (IM) ocorre em residências com restrição na quantidade de comida e a Insegurança Alimentar Grave (IG) acontece em domicílios com falta de alimentos e com risco de fome incluindo adultos e crianças.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja.

Fonte: Veja + Estadão

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron