Brasil entrou em recessão a partir do 2º trimestre de 2014, diz FGV

Publicado em 05/08/2015 07:39

O Brasil entrou em recessão desde o segundo trimestre de 2014, segundo um relatório da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgado nesta terça-feira (4).

No estudo, o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace) aponta que houve um pico no ciclo de negócios brasileiro no primeiro trimestre do ano passado, que representou o fim de 20 trimestres de expansão econômica – que havia se iniciado no segundo trimestre de 2009.

 Definições de recessão
A definição de recessão usada no relatório é diferente da chamada recessão técnica. Esta última é caracterizada por dois trimestres consecutivos de contração no Produto Interno Brasileiro (PIB) – por esta definição, a última recessão foi registrada no início de 2009.

Já o Codace define como recessão a "fase cíclica marcada pelo declínio na atividade econômica disseminada entre diferentes setores econômicos". Por essa metodologia, o comitê aponta, que desde o início da recessão até o primeiro trimestre deste ano, houve uma taxa média de contração de 1,1% em termos anualizados.

Leia a notícia na íntegra no site G1.

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com endosso de Wall St e Brava em destaque
Dólar fecha estável com comentários de Galípolo e cenário político no foco
Von der Leyen diz aos líderes da UE que assinatura do Mercosul é adiada, dizem fontes
Discurso brando de Galípolo reduz força das taxas dos DIs
Alta de 28,6% nas exportações para a China compensa tarifaço americano
Lula diz que vetará dosimetria e que Congresso tem direito de derrubar